Publicidade

Akira Toriyama, criador de 'Dragon Ball', morre aos 68 anos

Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos

Notícias8 de Março, 2024148 Views

Se já limpavas as remelas ao sábado de manhã na década de 90 hoje tem de ser um dia de tristeza e nostalgia. Um mix de sentimentos porque, meus amigos e amigas, um pedacinho de nós virou hoje estrela no céu. Se eu te falar de nomes, no caso específico de Akira Toriyama, talvez não te diga grande coisa. Mas se te disser que este japonês foi o génio criador da série Dragon Ball, com certeza que te vai acender uma luz bem forte nesse cérebro.

A notícia que não queríamos dar, mas que infelizmente nos sentimos na obrigação, como se fossemos nesta hora familiares próximos (com os dois braços levantados ao céu), é que o mestre desenhista de anime e manga nos deixou, falecendo aos 68 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O óbito foi registado no 1 de Março, sendo só agora tornado público para que a família pudesse honrar o seu legado num funeral discreto.

Vê também: João Loy (a voz do Vegeta do Dragon Ball) responde a YouTuber Brasileiro

Nascido em 5 de abril de 1955, na cidade de Nagoya, no centro do Japão, Toriyama tornou-se uma figura icónica graças a obras como ‘Dr. Slump’ e também por ter criado personagens emblemáticas em videojogos como ‘Dragon Quest’, ‘Chrono Trigger’ e ‘Blue Dragon’.

No entanto, foi através de ‘Dragon Ball’, criado em 1984, que o seu nome se imortalizou. A história das aventuras do talentoso artista marcial Son Goku cativou milhões em todo o mundo desde a infância até à idade adulta, inspirada vagamente num romance chinês do século XVI.

Akira Toriyama, criador de 'Dragon Ball', morre aos 68 anos

O Nascimento de um ícone

Com pelo menos 260 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, ‘Dragon Ball’ tornou-se um fenómeno global, com inúmeras adaptações para televisão, cinema e videojogos. Em Portugal não foi exceção, com a nossa televisão a ser preenchida pelas melhores lutas e a busca incessante pelas bolas de cristal durante anos e anos a fio, numa série que atravessou gerações e que até hoje atrai muitos jovens e crianças. É muito doido pensar que todos os episódios, com centenas de personagens, eram dobradas por 4 ou 5 profissionais de voz-off, que fizeram, também eles, um trabalho excepcional.

Em Portugal, as séries ‘Dragon Ball’, ‘Dragon Ball Z’ e ‘Dragon Ball GT’ foram transmitidas pela SIC entre 1995 e 1999, deixando uma marca duradoura nos corações dos fãs portugueses.

O estúdio órfão

O estúdio Bird Studio, fundado por Toriyama, lamentou profundamente a sua partida, destacando que o mestre ainda tinha muitos projetos em andamento, cheios de entusiasmo e criatividade.

O funeral do autor já ocorreu em círculo privado, cumprindo os desejos de Toriyama que, segundo o estúdio, pediu expressamente que não fossem enviadas flores ou outras demonstrações de condolências.

A notícia do falecimento de Toriyama deixou não só os fãs de luto, mas também colegas de profissão e outros artistas influenciados pelo seu trabalho. Eiichiro Oda, o ilustrador por trás de ‘One Piece’, com quem Toriyama colaborou recentemente na história ‘Cross Epoch’, expressou tristeza pela perda do seu mentor e amigo.

O legado de Akira Toriyama será eterno, continuando a inspirar gerações futuras com o seu mundo único de criação.

Não demorou muito até que vários fãs das séries começassem a deixar testemunhos em homenagem ao mestre. Realmente, como diz o ditado: “tu só morres quando deixas de ser lembrado”. No caso do mestre, isso vai demorar muitos e muitos anos, com toda a certeza.

Leave a reply

Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...