A Batalha Subaquática pelos Cabos da Internet Os cabos submarinos são a espinha dorsal da nossa internet. Eles são como autoestradas de informação que atravessam os oceanos.
Ameaças aos Cabos Estes cabos são vulneráveis a desastres naturais e, por vezes, até a tubarões. Mas, por vezes, são intencionalmente danificados. Por exemplo, os cabos de uma ilha perto da China, mas que pertence a Taiwan, foram “acidentalmente” cortados 27 vezes em cinco anos. Coincidência?
Espionagem Subaquática Durante as guerras, cortar os cabos de comunicação do inimigo era uma estratégia. Mas há outra abordagem: se tens acesso aos cabos, podes interceptar e ouvir tudo o que o teu inimigo está a dizer. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Marinha Britânica fez exatamente isso com um cabo alemão.
A Era da Internet e a Espionagem Com a chegada da internet, a espionagem elevou-se a um novo nível. Em 2006, descobriu-se que a NSA tinha acesso a cabos de fibra ótica no Pacífico. Em 2013, Edward Snowden revelou que a NSA estava a aceder a praticamente todos os cabos que tocavam os EUA.
A Ascensão da China A China está rapidamente a expandir a sua rede mundial de cabos, através de empresas estatais. Ao mesmo tempo, os EUA tornaram-se mais cautelosos sobre onde os seus cabos vão, evitando a China sempre que possível.
Defesas Modernas As empresas privadas estão a aumentar as defesas dos seus cabos, enviando drones submarinos para monitorizar os cabos e garantir que não haja danos ou interferências.
Geopolítica e Cabos Estamos a entrar numa nova era da geopolítica. Um mundo globalizado, mas com novas divisões. Os cabos da internet tornaram-se uma parte crucial dessa tensão.