Rebentou a bolha em Turim! Acabou a brincadeira para Paul Pogba. O internacional francês e jogador da Juventus de Itália foi apanhado nas malhas do doping e levou quatro anos de suspensão no futebol profissional. É isso mesmo, não pode pisar a relva com nenhuma camisola oficial num competição FIFA durante os próximos quatro anos. Tendo em conta que o médio faz 31 anos daqui a dias, podemos dizer que está com a sua carreira em risco. Não estou a ver o preguiçoso manter a forma longe das quatro linhas, mas posso estar enganado.
O caso de doping
Tudo aconteceu em Agosto de 2023, quando o camisola 10 dos ‘bianconeri’ testou positivo num teste de doping, acusando nandrolona no organismo, depois da partida frente à Udinese. A contra-análise foi entretanto realizada e confirmou o pior: Pogba estava sob o efeito de substâncias proibidas. Com isto, foi iniciado o processo de suspensão do futebolista, que vai ficar afastado dos relvados nos próximos quatro anos. Que facada…
Vê também: Pogba imita Cristiano Ronaldo com uma garrafa de Heineken
Nandrolona: O que é?
Basicamente é uma terapia hormonal com testosterona e anabolizantes que são utilizados para ganhar massa muscular e melhorar o desempenho desportivo. Esta prática pode trazer alguns efeitos adversos, como problemas cardiovasculares e renais, transtornos de comportamento, infertilidade ou disfunção erétil.
100% de fora
Desde o primeiro teste positivo em Agosto que Pogba não pode frequentar o centro de treinos da Juve e também viu o seu salário substancialmente reduzido. Como o francês tem contrato até 2026 mas a suspensão vai até 2028, não deverá voltar a vestir a camisola preta e branca da Juventus.
Recurso é possível, mas pouco provável
É ainda provável que Paul Pogba se socorra da sua equipa de advogados para recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Desporto, se bem que nestas questões de doping confirmado não há muita volta a dar. Pois é Paulinho, já diziam os Gato Fedorento: “come antes uma pecinha de fruta, que te faz melhor”.
Num vídeo já com alguns anos é possível ver que o Pogba nunca ficou muito feliz por ter de fazer testes anti doping. A verdade é que algumas lesões têm marcado (e muito) a carreira do internacional francês nos últimos anos, fazendo com que o seu rendimento esteja muito longe do que já nos habituou.
Resta agora esperar que o futebolista cumpra a sua pena e logo se verá se terá força (física e de vontade) para regressar ao futebol. Se bem conheço a moleza, acho que se vai dedicar a outra coisa rapidamente. Facto é que o doping torna qualquer disputa desportiva injusta. Diz não às drogas.
Vê alguns dos melhores momentos de Paul Pogba