Americanizou? Parece que sim, pelo menos pelos lados do Porto. Parece que já há restaurantes a cobrar ‘gratificação sugerida’, como quem diz ‘gorjeta forçada’.
O insólito aconteceu no restaurante asiático “BOA-BAO”, situado na Rua da Picaria, no Porto. Se a comida é boa ou não, não conseguimos dizer porque não provamos (ainda, mas estamos abertos a convites). Mas o assunto teve repercussão no reddit, com o utilizador ‘Popsai’ a publicar uma fotografia do recibo de pagamento, que incluía a tal ‘gratificação sugerida’ de 5% sobre o preço total da conta.
Claro que esta ‘modernice’ não caiu muito bem aos olhos de quem gosta de um bom manjar fora de casa e as reações não demoraram a chegar. Sabemos que o povo português não tem enraizado a tradição de deixar gorjeta depois do serviço de restauração. Não é que não aconteça, porque acontece sempre que nos sentimos bem tratados e bem servidos, só não é visto como um ato ‘forçado’.
Quando comparamos com outros lugares, como os Estados Unidos da América, em que a ‘Tip’ é obrigatória, ou no Brasil, onde a gorjeta sugerida vem também incluída no recibo, nós por aqui vivemos uma realidade diferente. Nem melhor, nem pior, apenas diferente.
Claro que todos os portugueses sabem perfeitamente que os serventes da restauração ganham (por norma) muito mal e que estas ‘bonificações’ ajudam a pagar algumas despesas do dia a dia. Esse parece ser um problema que a própria restauração tem de resolver e não nos parece que seja com o dinheiro das gorjetas.
Vê também: Nunca dês gorjeta a uma dançarina quando estiveres bêbado
A medida ‘sugerida’
É um relato isolado que chegou às redes sociais. A questão é que em pouco tempo esta ‘moda’ pode estender-se a muitos mais estabelecimentos e tornar algo insólito em algo normalizado. Tudo bem que a escolha é sempre do cliente, já que é uma sugestão e não uma obrigação, mas o cliente nem devia ser colocado nessa posição.
Pela internet já há quem defenda que esta forma de cobrança não vai fidelizar muitos clientes e que poderá funcionar em áreas muito movimentadas pelo turismo. Não deixamos de concordar, já que os estrangeiros estão mais acostumados com estas coisas das gorjetas chorudas. “Se nós, locais, começamos a normalizar isto vamos ver ainda mais estabelecimentos a aderir”, disse um utilizador da rede social X, afirmando ainda que “querem premiar um funcionário pelo serviço prestado? Dêem-lhe diretamente em numerário”.
Há quem considere também que este tipo agressivo de pedir gorjeta passa a ser uma pressão e tentativa de manipulação emocional do cliente, algo difícil de digerir, principalmente já de barriga cheia.
Enfim, acho que ninguém fica satisfeito com esta medida, que aparentemente vai fazer cada vez mais parte da nossa vida boémia.
A internet não vê a sugestão com bons olhos
Um internauta contou que já lhe aconteceu isso na Enoteca junto ao Cais de Gaia.
Um outro pede para deixarem de “americanizar Portugal”
O utilizador “galo” questionou até se “isto é legal”.
Houve até quem sugerisse escrever no livro de reclamações online.
Um outro utilizador contou que já lhe aconteceu algo semelhante em dois restaurantes.