Que o setor imobiliário está uma loucura já não é propriamente uma novidade para ninguém. A quantidade de pessoas que procuram as cidades maiores, grupo no qual estão incluídas as pessoas de outros países que escolhem Portugal para viver, tem vindo a aumentar a cada dia e isso tem algumas repercussões. A mais visível, talvez, é mesmo a questão do arrendamento de espaços de moradia.
Há quem se aproveite disso para tentar ganhar dinheiro em cima dos outros. O resumo da ópera é que a maioria da malta não quer saber dos outros para nada, desde que o graveto caia na conta certinho. Dentro do lote de proprietários com a mania que têm castelos e chateux’s, há alguns que mereciam uma salva de palmas. Na cara.
O exemplo que te damos agora surgiu na internet, exposto por um utilizador da rede social X, e demonstra melhor do que ninguém como anda o mercado imobiliário em Portugal.
Vamos por partes: o senhor tem uma casa e pretende arrendar o espaço de garagem da mesma. O objectivo? Que o arrendatário faça um T2 ou um T3 naquele espaço, que pague pelas obras, e que pague ainda a renda de ficar lá a morar. Tá muito bem sim senhor, é um excelente modelo de negócio. Uma pérola do ImoVirtual, portanto.
Foto: João X / https://twitter.com/Joard5
Vê também: TikToker mostra casa que comprou na Amazon por 26 mil dólares
Ora então, continuamos, agora com números. Pela obra, o proprietário já tem orçamento. 18 mil euros, que serão pagos por quem for para lá morar. Além disto, o contrato revela um valor de arrendamento mensal de 500 paus, além do custo da obra, por um período de 3 anos. No fim desses 3 anos, o valor mensal passa a 1000 euros. E nem bufas. Tudo isto em Lourel, Sintra. Não tem frente mar, mas está a 5 minutos do Lidl. Também vocês querem tudo…
Numa descrição anterior (entretanto alterada) do magnífico chalé, o dono dizia ainda que queria o pagamento adiantado de uma renda e seis meses de caução. Ou seja, na altura de assinar o contrato terias de lhe entregar 5250€. Quase davas entrada numa kitchenette em Cascais.
Antiga Descrição do Anúncio / Foto @ stevebloujobs / X
Os entendidos no direito que nos digam se isto é sequer legal, já que nos parece que uma garagem não faz parte de uma zona habitável de uma casa.