Ok, confesso que com esta eu fiquei confuso, sem perceber a finalidade. E também me cheira que não deve tardar muito a que implementem isto também aqui. Preciso da vossa ajuda para tentar entender.
Fundamentalmente há uns novos contentores de lixo orgânico nas ruas de Vigo, na Galiza, aqui ao lado no Norte de Espanha, que necessitam de um cartão para serem abertos. É isso, se quiseres depositar o teu lixo ali, tens de ter um cartão específico para abrir o vagão. Estou tão confuso. No vídeo, é possível ver que imediatamente do lado deste, há um outro contentor comum, dos que estamos habituados.
En Vigo ahora necesitas una tarjeta para poder depositar los residuos en el contenedor. pic.twitter.com/vbFnYLDoxF
— Sr.Liberal (@SrLiberal) March 11, 2024
Vê também: Moto em formato de caixote de lixo surpreende nas ruas do Algarve
O narrador do vídeo aparece com um tom de voz claramente indignado com este novo ‘serviço’, referindo que faz parte de mais uma acção levada a cabo pelo projecto 2030, que visa trabalhar também a questão ambiental. “Bem, aqui estamos nós a gravar para que possam ver o que esses filhos da **** da Agenda 2030 estão a levar a cabo”, começa por dizer, em tom indignado. É possível ver que o contentor está trancado e que a sua abertura só é efetuada com o recurso a um cartão. O cidadão espanhol referiu-se à ação como “distópica”, dizendo também que é uma forma de controlo, como se estivesse numa ‘ditadura cubana’.
Continuo muito confuso quanto a este tema. Tenho várias perguntas: porquê trancar o acesso livre ao lixo? Quem ganha com esta ação? Talvez veja as minhas dúvidas respondidas mais tarde, só sei que hoje já não vou dormir direto com isto.