Atenção! Não sabemos a veracidade deste vídeo, até porque à primeira vista parece inacreditável que alguém em França esteja a cumprir pena de prisão num espaço como este. Não interpretes mal, mas quando alguém está a cumprir castigo, não é propriamente nestas condições que imaginamos o recluso. Aqui achamos que toda a gente merece uma segunda oportunidade e que a prisão é um lugar de reflexão e que, só por isso, os presos não têm de passar por privações ou por péssimas condições de vida.
Privado, mas no luxo
Normalmente os presos estão sujeitos a várias privações. Desde a mais evidente, a privação de liberdade, há também a privação de convívio ou de bens materiais comuns nos dias que correm. A não ser que estejas no cárcere certo. No vídeo que agora te mostramos, é possível ver uma cela totalmente equipada com todos os luxos da era moderna. Eu diria que o jovem vive melhor que eu. Desde as várias roupas, calçado e decoração a gosto, este preso tem também televisão, cozinha própria totalmente equipada e casa de banho privada.
| Recluso mostra a sua cela numa prisão em França (mora melhor que tu) pic.twitter.com/0pyBTIYAQb
— tafixe (@tafixe) February 28, 2024
Além de tudo isto, o jovem gosta também de andar cheiroso e de ter tudo arrumadinho. É possível ver vários artigos de cuidado e higiene pessoal. Nota-se que o rapaz é vaidoso. De fato, só falta mesmo perceber onde é este espaço prisional e quanto paga o recluso por este belo air bnb.
A realidade portuguesa
Segundo dados divulgados pelo jornal Expresso, em Portugal quase 70% das instituições prisionais estão com lotação de “alto risco”. As celas são pequenas (não cumprindo as normas internacionais) e partilhadas, com espaços extremamente degradados. A juntar tudo isto, cada técnico de reinserção social tem a seu cargo 54 reclusos, dificultando a aplicação de programas de reintegração na sociedade.
E se és dos que não acreditas que melhores condições de cárcere fazem melhores presos, pensa duas vezes. Senão repara:
Pedro Andrade, que dá a cara na série brasileira ‘Entre Mundos’, visitou a prisão de alta segurança de Halden, na Noruega. Apesar desta segurança toda, esta penitenciária tem a taxa de reincidência mais baixa da Europa. E adivinha: o conforto em suítes oferece até televisões de tela plana aos detentos, que utilizam estes espaços maioritariamente durante a noite. Porquê? Porque entre as 07h30 e as 20h30 dispõem de salas de jogos e áreas comuns onde convivem.
Vê também: Reclusos transformam pátio de prisão em piscina
Será este o futuro das prisões? Oferecer as melhores condições para promover os melhores ex reclusos? Não sei, mas se como está não está bem, podíamos pelo menos tentar, a ver no que dava…