Publicidade

Aquilo que pensas de Cristiano Ronaldo é o que o teu vizinho pensa?

Desporto22 de Junho, 20161 Views

Esta semana li um texto espetacular no Facebook do humorista português ‘Por Falar Noutra Coisa‘. Era sobre o Cristiano Ronaldo e sobre tudo aquilo que os portugueses, aqueles que gostam de criticar, dizem sobre o melhor jogador do Mundo. Ok, admito, também fico chateado com ele quando falha penaltis pela seleção, mas não é por isso que esqueço tudo aquilo que ele já fez pelo nosso país. Sim, eu acredito que ele ajudou a colocar Portugal no mapa para algumas pessoas que nunca tinham ouvido falar de nós.

detournement-cr7-surpris

Mas tudo bem, não é por ai que queria pegar. O que queria dizer é que o respeito muito como jogador e muito mais como português. Digo isto porque também esta semana vi alguns comentários menos próprios numa publicação que fiz sobre ele, em que partilhei alguns memes engraçados que surgiram na Internet. Podes ver aqui: O susto de Cristiano Ronaldo que o tornou na paródia do momento

Todo o ódio que li por lá fez-me lembrar então o texto do ‘Por Falar Noutra Coisa‘ e deci partilhá-lo com vocês. Não só porque achei espetacular, mas também porque acho que algumas pessoas precisam definir melhor o sentido de ‘humor’, ‘respeito’ e ‘reconhecimento’. 🙂

Leiam:

“Já tudo foi dito e escrito sobre a vida de Cristiano Ronaldo, mas as pessoas tendem a esquecer. As pessoas são invejosas e têm memória curta. Esquecem-se que vem de família pobre, quão pobre? Bastante. Mais do que a maioria.

Esquecem-se que veio para Lisboa sozinho, aos 11 anos, para um mundo novo sem ninguém da família para o apoiar. Esquecem-se que chorou tudo o que tinha a chorar, à noite, na almofada, na academia do Sporting quando tinha saudades dos pais.

Esquecem-se que ele trabalhou, diariamente, anos a fio, para chegar onde chegou. Dizem que ainda hoje é o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos, fora as imensas horas extra que teve que fazer (e ainda faz) no ginásio para ter um corpo quase à prova de lesões.

Esquecem-se que o pai lhe morreu cedo. Esquecem-se que foi com 18 anos para o Reino Unido. Esquecem-se que começou a ganhar balúrdios que não conseguimos imaginar, numa idade em que a maioria de nós ainda nem trabalha. Um rapaz dessa idade que decide levar os melhores amigos com ele para lhe fazerem companhia, para lhes dar uma boa vida e para o blindarem de novos amigos interesseiros que aparecem no horizonte sempre que a fama se faz nossa companheira. Alguém que faz isso é inteligente.

Portugal nunca deu valor aos seus heróis corajosos e confiantes. Pelo menos não depois da ditadura. Agora idolatram-se Zé Marias e falsas humildades. O Ronaldo é exemplo disso.

“Porque ele é arrogante em dizer que é o melhor”. Ouve-se este tipo de comentários várias vezes. Claramente que as pessoas têm uma noção de humildade retorcida. É como achar mais humilde aquele aluno que aquando da auto-avaliação diz que merece um “17” quando teve 20 em todos os testes, só para parecer bem, do que o aluno que diz confiante que merece “20”. Esta é a noção triste de humildade que temos em Portugal.

Para mim, humildade máxima é seres considerado o melhor do mundo, achares-te o melhor do mundo, e mesmo assim no dia a seguir seres o primeiro a chegar ao treino e tentares melhorar apesar de tudo e todos te considerarem o melhor do mundo. Isso é humildade. É ser-se o melhor, sabê-lo, e ainda assim tentar melhorar todos os dias.


“Ai porque ele só quer é pausar e preocupar-se com o cabelo e carros”. A grande maioria já anda a gastar o dinheiro dos pais todos os fins de semana nos copos e depois vêm criticar como ele gasta o dinheiro que conquistou apenas e só com o seu suor? O Sporting tem mérito na formação do jogador e do homem que ele se tornou, mas o mérito é quase todo dele. Dele e da família, que bimba ou não, é muito mais família que as famílias de renome que tratam os filhos por você.


A inveja é fodida. A admiração tem sempre a sua quota parte de inveja. Há uns que se sentem inspirados e há outros, demais, que se inspiram a dizer mal. É fodido ele ser um dos portugueses que mais ganha dinheiro no mundo. É fodido ele ser o mais famoso português da actualidade. É fodido ele ter um corpo que todos queriam ter. É fodido ele ter 90% das mulheres do mundo a quererem saltar-lhe em cima. É fodido ele ser o melhor naquilo que faz e aquilo que faz ser uma coisa que 90% dos homens queria fazer.

Eu tenho inveja dele, mas uma inveja cheia de orgulho de ser português.”

Se quiseres saber mais sobre o autor do texto vai aqui:
Facebook: Por Falar Noutra Coisa
Blog: Por Falar Noutra Coisa

Sidebar Search
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...