Uma chimpanzé, de 59 anos de idade, estava doente e recusava-se a comer, mas tudo mudou quando ela reconheceu um velho amigo. A chimpanzé, de seu nome Mama, estava muito fraca para comer ou beber.
Nascida no meio selvagem foi levada para a Holanda em 1971 e morava no Royal Burgers’ Zoo em Arnhem. Devido à sua idade, ela apenas ficava deitada na sua cama, recusando todo o tipo de comida e água. Mama sabia que o seu fim estava perto… mas, um homem importante na vida dela, o professor de biologia Jan van Hooff, que conheceu em 1972, ainda tinha uma palavra a dizer.
Então, Van Hooff decidiu visitar a sua querida amiga. Fraca e debilitada, Mama estava com dificuldades em perceber a presença do seu companheiro. Quando o homem falou em tons meigos e silenciosos, Mama começou a perceber o que estava a acontecer. “Mama”, sussurrou Van Hooff, acariciando suavemente o frágil ombro e oferecendo-lhe algo para comer. Havia algo familiar sobre o seu cheiro, o som da sua voz, e as suas memórias vieram ao de cima… assiste ao reencontro destes velhos amigos!
Mama acabaria por falecer em Abril de 2016.