in

O Herói com Braço Dourado que Salvou 2,4 Milhões de Bebés

Um australiano de 86 anos chamado James Harrison, apelidado de “O Homem do Braço Dourado”, tem doado sangue praticamente todas as semanas durante 60 anos

O sangue do Harrison contém anticorpos únicos chamados Anti-D, que ajudam a combater uma condição conhecida como doença rhesus que pode prejudicar bebés ainda não nascidos. As doações dele salvaram a vida de mais de 2,4 milhões de bebés australianos e ele é considerado um herói nacional na Austrália

James Harrison começou a doar sangue quando tinha apenas 18 anos, após ter sido submetido a uma cirurgia em que recebeu sangue doado. Foi nessa altura que decidiu que iria doar sangue o mais frequentemente possível.

Os médicos descobriram que o sangue de Harrison tinha um anticorpo raro e muito especial chamado Anti-D. Este anticorpo pode prevenir a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), também conhecida como doença rhesus, uma condição potencialmente fatal que pode ocorrer se uma mãe tem sangue Rh-negativo e o seu bebé tem sangue Rh-positivo.

Para se ter uma ideia do impacto das doações de Harrison, antes da descoberta do Anti-D, milhares de bebés na Austrália morriam a cada ano de DHRN. Depois que os médicos começaram a usar o plasma de Harrison para desenvolver uma injeção de Anti-D, a doença se tornou muito rara na Austrália.

Estima-se que as doações de Harrison salvaram a vida de mais de 2,4 milhões de bebés. Pelo seu incrível ato de generosidade, ele recebeu a Medalha da Ordem da Austrália, uma das mais altas honrarias civis do país.

+ Vê também: Juiz perdoa multa a homem de 96 anos que levava filho com cancro ao médico

Amazon começou a vender o seu robô doméstico Astro

Norte-americano criou uma mota que é movida a cerveja

Este homem criou uma mota que é movida a cerveja