Um homem de 32 anos foi internado em Lisboa com fortes dores abdominais e veio-se a descobrir que tinha um parasita alojado no intestino por ter comido sushi. O caso foi divulgado num relatório escrito por quatro médicos de Lisboa e publicado no British Medical Journal, esta quinta-feira.
Comer sushi, um prato culinário japonês à base de peixe cru, pode originar uma infeção causada por um parasita, de seu nome anisakis, que se aloja no intestino. Esta infeção causa dores abdominais intensas, febre e vómitos.
Foi o que aconteceu em Lisboa, com um indivíduo de 32 anos, que deu entrada num hospital da capital com fortes dores abdominais que já duravam há uma semana.
Os médicos fizeram-lhe uma série de exames, incluindo uma endoscopia, através da qual detetaram o parasita. Entrevistado pelos médicos, o paciente revelou que tinha comido sushi recentemente. A larva foi removida e, de imediato, os sintomas desapareceram. Depois de examinada, percebeu-se que se tratava do parasita anisakis.
O parasita anisakis é causado pelo consumo de peixe cru. A maioria das infeções foi diagnosticada no Japão, país onde se consome sushi com maior regularidade. No entanto, o número de casos tem aumentado nos países ocidentais devido à popularidade que este prato culinário tem conquistado.
“A maioria dos casos foi descrita no Japão devido aos hábitos alimentares neste país, mas os casos têm aumentado nos países ocidentais”, refere o artigo científico.
De acordo com o mesmo relatório, os pacientes podem ter sintomas alérgicos como angiodema (inchaço na zona da boca), urticária ou choque anafilático. Os sintomas gastrointestinais incluem dores abdominais, náuseas, vómitos e outras complicações, como sangramento digestivo, obstrução intestinal, perfuração, peritonite, e febre de baixo grau.