O gesto da jornalista russa Marina Ovsyannikova já se tornou viral e está a ser elogiado como um ato de coragem.
Marina Ovsyannikov, que é filha de pai ucraniano e mãe russa, tornou-se notícia em todo o mundo após ter interrompido o noticiário russo no canal de televisão estatal russo, Channel One, com uma mensagem contra a guerra na Ucrânia.
“Não à guerra! Parem a guerra! Não acreditem em propaganda! Eles estão a mentir-vos”, pode ler-se no cartaz que agarrou durante alguns segundos em frente à câmara, antes do canal começar a emitir uma reportagem para esconder as imagens em direto.
O Channel One é transmitido em toda a Rússia e segue a tese do Kremlin de que Moscovo foi forçado a agir na Ucrânia para desmilitarizar e “desnazificar” o país numa “operação militar especial”.
Entretanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à jornalista: “Sou muito grato aos russos que não param de tentar transmitir a verdade, que lutam contra a desinformação”.
De acordo com a Fox 3 Now, a jornalista de 43 anos foi detida. A organização não governamental russa OVD-Info revelou que os advogados da associação de direitos humanos não conseguiram localizá-la desde que foi detida.
Antes de interromper o noticiário da noite, a jornalista gravou um vídeo onde considerou que o que está a acontecer na Ucrânia é um crime e que tinha vergonha de trabalhar para a propaganda do Kremlin.
Antes da conta do Twitter ter sido desativada, Marina tinha feito uma publicação na qual admitia que podia enfrentar uma pena de prisão entre os 5 e 10 anos.

Marina Ovsyannikova está desaparecida?
Após vários meios de comunicação indicarem que Marina estava desaparecida após a sua aparição no telejornal, o seu advogado tirou uma foto com a jornalista indicando que está bem e que o seu julgamento já está a decorrer.
Marina Ovsyannikova is tried in an administrative case
The trial against Marina Ovsyannikova began at the Ostankinskiy district court.The court considers an administrative offense under the article of organization of an unauthorized public event.
Marina and her lawyer in court pic.twitter.com/QLYSiWkMII
— NEXTA (@nexta_tv) March 15, 2022