Um autocarro de Copenhaga circula a apelar ao voto… nas eleições norte-americanas. Mas o meio de transporte veicula ainda uma outra mensagem.
O anúncio, que cobre os dois lados do autocarro, apela aos norte-americanos a residir na Dinamarca a votar nas eleições de 8 de novembro. O pormenor do centro das rodas pintado de azul dá uma pista: quando o autocarro começa a andar, os círculos movem-se e fazem lembrar olhos, por baixo de uma popa loira reconhecível.
A campanha é da autoria do Partido Socialista dinamarquês para encorajar os norte-americanos a viver no estrangeiro a votar. Um vídeo foi recentemente publicado na página de Facebook do site de notícias DR Nyheder, acompanhado da frase: “Queremos alertar os cidadãos americanos: não se esqueçam de votar – tem consequências”.
Pia Olsen Dyhr, secretária-geral do pequeno partido de esquerda, disse à Associated Press que é “muito claro” qual o candidato que a o partido prefere, acrescentando: “Não acreditamos que Trump como Presidente [dos EUA] seja positivo para o mundo, consequentemente, para a Dinamarca”.