Morar à beira mar é um sonho de muitos, principalmente em lugares em que o clima é bom na maior parte do ano. Quem não gostava de ter uma casinha no Algarve, na Costa Vicentina, na Figueira da Foz, na Póvoa de Varzim, Esposende ou Viana do Castelo? Viram? Vim sempre a subir.
A verdade é que os preços são cada vez menos democráticos e essa possibilidade não passa de uma miragem para a maioria dos portugueses. Enquanto a praia for pública está tudo bem, andamos só mais um bocadinho até ela. Sem stress.
Mas quando se fala em ter uma casa na praia, não se fala em ter uma casa em cima da zona costeira. Apesar de existirem, estas habitações são cada vez mais ameaçadas pelo avanço do nível do mar, que vai galgando metros todos os anos e colocando em perigo os residentes destas casas.
Foi o que aconteceu em Dana Point, na California, nos EUA, com uma casa avaliada em 16 milhões de dólares. No vídeo podes ver que a residência está ameaçada, depois de uma tempestade ter levado parte da zona rochosa que sustentava a mansão. Que medo, eu não dormia ali mais nenhum dia.
NEW: A $16 million mansion is on the verge of falling off a cliff into the ocean in Dana Point, California.
Two other homes, priced at $12.8million and $13 million, are in danger of falling off the cliff as well.
The situation took a turn for the worse last week when… pic.twitter.com/iK4w60JCJy
— Collin Rugg (@CollinRugg) February 13, 2024
Vê também: Chineses escapam de carro esmagado por derrocada
Também as casas vizinhas, avaliadas em 12 e 13 milhões de dólares estão ameaçadas. Uma zona humilde, portanto.
As fortes chuvas causaram o deslizamento de terras, o que resultou na queda de parte do rochedo para o oceano, que está logo ali em baixo.
Mike Killebrew, o ‘presidente da câmara’ lá do sítio, veio a público afirmar que a estrutura do edifício não está comprometida e que os residentes não foram convidados a evacuar o lar.
Apesar disto, os habitantes deste lindo palacete foram aconselhados a ter cuidados redobrados nas próximas tempestades, já que correm o risco de irem dormir com os peixinhos.
Eu mesmo prefiro levar a minha vida sossegadinho, morar assim é demasiado extremo para mim. Mas o sítio é bonito.