Já por aqui vimos falando muito da questão das rendas, da crise na habitação e do preço exorbitante que anda o metro quadrado de terreno em alguns lugares do país. Seja para construir algo de raiz, seja para arrendar um t1, o mercado imobiliário não tem perdoado ninguém, principalmente os jovens que se querem ver livres da casa dos pais. Tá difícil mesmo, eu sei.
Nesta onda de especulação, há quem aproveite para vender os seus terrenos e imóveis a preços nunca antes registados, mas quando conversamos sobre este assunto parece que há uma unanimidade: os preços até podem decair ligeiramente, mas nunca voltarão ao que foram há uns (não muitos) anos atrás.
E se em Portugal já anda uma barafunda desgraçada, imagina nos países e cidades mais procuradas do mundo. Então quando falas de Nova Iorque, por exemplo, é realmente um absurdo o preço a pagar e o que recebes por isso.
A selva de cimento
No curtíssimo vídeo que te mostramos em baixo, podes ver o que consegues arrendar com 1200 dólares americanos, na grande maçã. Se não estamos a caminhar para o abismo, não sei o que pretendemos com isto.
| Pequeno apartamento em Nova Iorque, sem casa de banho ou cozinha, por $1.200 por mês: "Como é que isto é legal?" pic.twitter.com/fF1LjvPWS0
— tafixe (@tafixe) February 23, 2024
Vê também: Este nano-apartamento de 7 metros quadrados custa 650€ por mês em Nova Iorque (e é barato)
São os famosos ‘estúdios’, que são construídos para pessoas que vivem sozinhas e não têm grande interesse em passar muito tempo dentro de casa. Mas este pequeno espaço, além de ser claustrofóbico, não tem nada de bom além da luminosidade. O ‘quarto’ é mais um corredor bem pequeno, munido de um pequeno guarda fatos, que é visível à direita no vídeo.
Eu não quero insinuar nada, mas parece-me que estamos neste caminho também aqui por Portugal, nomeadamente nas cidades como Lisboa ou Porto, já muito procuradas por pessoas de fora.
Portanto, já sabes, 1200 dólares é o preço a pagar por ‘morares’ no centro de Nova Iorque. Só tem em atenção, quando fores arrendar um espaço destes, que te caiba a cama, pelo menos.