Hoje revisitamos um momento que pode ter passado algo despercebido, entre o Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva e a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.
Tudo aconteceu no passado mês de Janeiro, quando o ministro afirmou que Mortágua se comporta como se fosse “dona das verdades”, considerando que esta tem um papel “obsoleto” e “retrógrado” sobre o papel das tecnologias.
“Eu penso que a senhora deputada está errada”, afirmou Costa e Silva, defendendo que foram “as tecnologias que transformam o mundo, são as tecnologias que nos trouxeram das cavernas até aqui, são as tecnologias que explicam o extraordinário desenvolvimento económico que a nossa civilização tem no século XXI”.
| "Não seja totalitária" – Ministro da Economia Costa e Silva arrasa Mariana Mortágua no Parlamento pic.twitter.com/rkPUdzZfYU
— tafixe (@tafixe) February 26, 2024
Mas não parou por aqui. “A senhora deputada é especialista em ter obsessões sobre coisas erradas e a outra coisa errada sobre a qual tem uma grande obsessão é o SIFIDE [Sistema de Incentivos fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial], é o investimento na inovação, é o investimento na tecnologia. Eu às vezes estou nestes debates e parece que estamos aqui a posicionar-nos numa espécie de regresso às cavernas, acabemos com as tecnologias, as tecnologias são nefastas”, afirmou o ministro.
Vê também: A pergunta que Mariana Mortágua fez ao “melhor CEO da Europa” que toda a gente fala
Depois de afirmar que a deputada do Bloco de Esquerda se comportava de forma totalitária, Costa e Silva disse ainda que “a senhora deputada chega a este parlamento e comporta-se como se fosse dona das verdades. Está errada em quase tudo(…)”.
Os debates acesos entre o ministro (a atuar pelo PS) e a deputada do Bloco de Esquerda começam a aquecer o ambiente quando nos encaminhamos a passos largos para as Eleições Legislativas, que terão lugar no próximo dia 10 de Março.