Conheces o canal do ‘Follow the Sun’? Se não segues, andas a usar mal a internet. Mas está tudo bem, vais a tempo e hoje conto-te um pouco da história deste jovem.
João Amorim é o nome do viajante por trás da página ‘followthesuntravel‘, no Instagram, onde o moço mostra o dia a dia das suas viagens e, acredita em mim, são muitas. E vale super a pena seguir, até porque os destinos não são propriamente os que estás habituado a ver em todo o lado na net.
Iraque, Suíça, México, São Tomé ou Islândia são alguns destinos, com registos que podes ver no seu Instagram.
Acontece que nem só de viagens vive o João. O “menino” tem 33 anos e é proveniente de S. João da Madeira. A história recente da vida dele podes ver nos destaques do Instagram, mas agora a história é outra.
Comprar uma aldeia – Porque não?
Acredites ou não, o João perdeu a cabeça e comprou meia aldeia. Leste bem, ele gastou 100 mil euros (ou mais um bocadinho) e comprou várias casas.
“Há dois anos fiz o caminho de Santiago da Geira e Arrieiros e fiquei apaixonado por Castro Laboreiro e pela aldeia de Varziela”, começa por nos contar o autor. Um ano volvido, juntou-se ao pai e ao irmão e comprou várias casas na freguesia. O vídeo tornou-se viral e se não viste podes ficar a par aqui.
Fica a conhecer as mansões
Agora o João voltou às redes para mostrar a sua compra. E agora podes ver o próprio a fazer um ‘tour‘ pelas suas ‘mansões’.
Claro que a maioria dos espaços são precários e vão precisar de umas boas obras a fundo para que se consiga habitar estes espaços de forma confortável. Como deves imaginar, em Varziela há uns largos anos atrás nem casas de banho havia nas casas.
Tudo começou com ‘meia’ casa (vê o vídeo e vais perceber) e três cortes de vacas, até que um telefonema para uma imobiliária havia de mudar tudo para sempre.
O ‘fundo da aldeia‘ também estava à venda e os três compradores decidiram que seria boa ideia adquirir todas aquelas casas. E são muitas. Entre espaços que ja foram habitados por gente e mais ainda que foram ocupados por animais, é muita propriedade adquirida. Vai dar um trabalho desgraçado, mas eu estou com o pressentimento que o projeto final vai ficar incrível.
Além das casas, recentemente os 3 investidores compraram também dois terrenos contíguos às casas. A compra foi estratégica e vai permitir fazer várias melhorias nas habitações, mas isso vais perceber no vídeo.
O conceito de comunidade
Varziela tem também a particularidade de ser uma aldeia comunitária e portanto há alguns espaços comuns às gentes da freguesia. A eira ou o forno comunitários terão uma nova vida daqui para a frente e estamos todos curiosos para ver esse processo acontecer.
Além do dinheiro investido na compra das casas, há ainda todo um investimento que terá de ser feito nas obras interiores e exteriores das casas. Mas isso já será tema para o próximo vídeo do João. Até lá, ficas com o vídeo que acabou de ver a luz do dia, sobre as belas paisagens montanhosas de Varziela, em Castro Laboreiro.