Não começou da melhor forma a manhã de Luís Montenegro. O líder da Aliança Democrática (AD) foi surpreendido por um ‘ativista’ que lhe encheu a cara de tinta verde. Como disse Marcelo Rebelo de Sousa, a luta pelos direitos climáticos tem sido “um bom apelo dos jovens”, mas atirar tinta aos políticos “já perdeu a eficácia”. Não podíamos estar mais de acordo, a tinta já só chateia, perdeu o efeito de choque.
Tudo aconteceu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), perto do Parque das Nações, em Lisboa. Pelas 11:50, o líder dos sociais democratas foi surpreendido com um ativista que lhe atirou tinta verde, atingindo o político na face. Nem isso demoveu Montenegro de falar com os jornalistas.
Vídeo do Montenegro a levar com tinta
A Reação de Montenegro
“Era mais fácil conversar”, disse o político, que afirmou também que não faltou mira ao ativista. O líder social democrata aproveitou o momento para reforçar que a AD tem várias medidas no seu programa focadas no combate às alterações climáticas, confessando também que caso seja eleito vai formar “um conselho de ministros temático especializado para a transição climática e energética”.
A reivindicação
Entretanto o movimento ‘Fim ao Fóssil’ já reivindicou a ação, argumentando em comunicado que “nenhum partido tem um plano adequado à realidade climática”. Este movimento jovem reivindica “o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e exige que se pare de usar gás para produzir eletricidade até o próximo ano, utilizando antes 100% eletricidade renovável e gratuita”.
O que é estranho é que o PSD não está no poder há dois mandatos. Segundo os jovens, este partido defende “o sistema fóssil que coloca o lucro à frente da vida”.
Enfim, cada um sabe das suas lutas, mas quando passa por cima da liberdade do outro, deve haver punição. Entretanto o ativista foi detido. Entretanto também líderes de outros partidos já comunicaram repúdio sobre estes atos, que não defendem a política nacional e a democracia. Se andas a atirar tinta a pessoas ou coisas, revê os teus conceitos, já está na hora.
Apesar de tudo, como nós levamos o nosso trabalho pouco a sério, tínhamos de juntar alguns dos melhores memes deste ato para te fazer a quarta feira mais leve. Pode ser? Vá, aproveita. Um abraço.
Os melhores memes
O Luís Montenegro hoje: pic.twitter.com/W25tXSGll5
— (@amoomfrim) February 28, 2024
Vê também: Fernando Madureira detido: internet reage com os melhores memes