O ismaelismo é uma corrente minoritária do xiismo, que, por sua vez, é um ramo do islamismo. Tal como todos os muçulmanos, os ismaelitas acreditam num único Deus e consideram Maomé como o mensageiro divino. Embora compartilhem muitas crenças com os outros xiitas, os ismaelitas distinguem-se por seguir um imã vivo.
O Centro Ismaelita é frequentado principalmente pelos membros da comunidade muçulmana ismaelita, que são seguidores do líder espiritual, o Aga Khan. No entanto, o centro também abre as suas portas a pessoas de outras religiões e comunidades para eventos culturais, promovendo assim o diálogo inter-religioso e a compreensão mútua.
A presença dos ismaelitas em Portugal remonta ao século XV, quando os muçulmanos foram expulsos da Península Ibérica durante a Reconquista. No entanto, foi no século XX que a comunidade ismaelita começou a crescer significativamente no país, especialmente após a independência das antigas colónias portuguesas na África, como Moçambique e Angola. Muitos ismaelitas desses países emigraram para Portugal, estabelecendo-se principalmente em Lisboa e Porto.
O líder espiritual atual dos ismaelitas é o príncipe Karim Aga Khan, que foi nomeado pelo seu avô, Aga Khan III, em 1957, quando tinha apenas 20 anos. Os ismaelitas acreditam que Aga Khan é descendente direto do profeta Maomé.
Herdeiro milionário de Aly Khan, Aga Khan é filho da princesa Tajuddawlah Aly Khan, que se converteu ao Islão para casar com Aly Khan. Apesar de os ismaelitas não possuírem um país, Aga Khan é sempre recebido como chefe de Estado em visitas oficiais.
Estima-se que existam cerca de 15 milhões de ismaelitas em todo o mundo. Em Portugal, aproximadamente 8 a 10 mil pessoas professam esta fé.
O Centro Ismaelita de Lisboa foi inaugurado em 1998 pelo próprio Aga Khan, o líder espiritual dos ismaelitas. O centro foi criado com o objetivo de proporcionar um espaço de encontro e celebração para a comunidade ismaelita em Portugal e promover ações culturais, educacionais e sociais.
O Centro Ismaelita de Lisboa oferece uma variedade de atividades e eventos para os seus membros e visitantes. Além das orações e celebrações religiosas, o centro organiza eventos culturais, como exposições, concertos, palestras e workshops, que visam promover o diálogo intercultural e a compreensão entre diferentes comunidades.
+ Vê também: “LALELUIA” – Homem entusiasma-se a cantar no salmo da missa
Os Muçulmanos Shia Ismailis são uma comunidade pluralista e diversificada em termos culturais, que vivem em mais de 25 países em todo o mundo, unidos na sua lealdade a Sua Alteza o Príncipe Karim Aga Khan (conhecido pelos Ismailis como Mawlana Hazar Imam), como o 49º Imam hereditário (líder espiritual) e descendente direto do Profeta Muhammad (que a paz esteja com Ele e com a Sua família).