in ,

Coldplay surpreendem ao chamarem ao palco Banda da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

“Coimbra tem mais encanto, Na hora da despedida”.

Ao longo de quatro dias, Coimbra tornou-se o porto de abrigo para os entusiastas dos Coldplay que rumaram ao estádio da cidade. Estava a criar-se uma grande antecipação – já se passaram quase 10 anos desde a última visita da banda a Portugal – e a verdade é que as expectativas foram superadas. O último concerto foi neste domingo e, ao final, assistiu-se a um momento absolutamente memorável.

Em todos os espetáculos, Chris Martin, a voz dos Coldplay, convidou um admirador para partilhar o palco e colaborar numa canção. No derradeiro concerto, tal gesto era esperado, com alguns fãs a exibirem cartazes a solicitar aquele que poderia ser o momento mais inesquecível das suas vidas – no entanto, tal não veio a acontecer.

O vocalista Chris Martin não convocou ninguém do público para cantar com ele. Ao invés disso, arquitetou uma surpresa ainda mais emocionante.

Para a última melodia do espetáculo, Martin chamou ao palco os 5.ª Punkada, banda pop/rock associada à Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e juntos entoaram “Metade de Mim”, um tema do álbum “Somos Punks ou Não?”. Chris Martin, que acompanhou o grupo português na guitarra, no fim da canção, repetiu o refrão em português e solicitou a ajuda da audiência. Os 5.ª Punkada presenciaram todo um estádio e os Coldplay a cantarem o refrão da sua canção. Mais um sonho tornou-se realidade em Coimbra.

“Foi o auge da experiência dos 5.ª Punkada. Foi algo surreal”, confessou Paulo Jacob, coordenador da banda e do projeto, à agência Lusa, pouco depois da apresentação no concerto dos Coldplay.
Para chegar a este momento inesquecível, os 5.ª Punkada tiveram de ultrapassar vários obstáculos. Inicialmente, fizeram uma publicação no Facebook dirigida aos Coldplay, onde pediram um encontro. “Estando cá [os Coldplay], pensámos: porque não conhecê-los? Gostaríamos de um momento em que uma banda conhece outra banda, sendo este um grupo que até já existe há mais anos do que os Coldplay, com algo peculiar como é o facto de ser constituída por cinco elementos com deficiências”, afirmou Paulo Jacob.

Graças a alguns contactos da Câmara Municipal de Coimbra – “O presidente da Câmara de Coimbra mostrou à banda um vídeo e Chris Martin respondeu prontamente: ‘amanhã [domingo] eles têm de tocar connosco'” – o sonho tornou-se possível. Segundo a Lusa, Paulo Jacob acordou às 07:30 de domingo com um telefonema a informar que havia a possibilidade de tocar com os Coldplay.

E assim se fez.

Os 5.ª Punkada formaram-se em 1993 e já lançaram três álbuns de originais: “Live in Germany”, “5.ª Punkada” e “Somos Punks ou Não?”.

Ricardo Araújo Pereira festejou golo do Benfica em direto

Ricardo Araújo Pereira festejou golo do Benfica em direto

Chris Martin mandou parar carro para falar com fãs que não conseguiram bilhete

Chris Martin mandou parar carro para falar com fãs que não conseguiram bilhete