David Goggins é considerado o homem mais duro do mundo, e por uma boa razão. Como um ex-membro da Marinha dos EUA, ultramaratonista, ex-recordista mundial de pull-ups e autor de best-sellers, Goggins é um verdadeiro exemplo de perseverança e superação pessoal. Se queres inspiração para te tornares um verdadeiro badass, aqui estão algumas lições que podes aprender com David Goggins.
Quem é David Goggins?
Antes de entrarmos nas lições, vamos primeiro conhecer um pouco mais sobre David Goggins:
• Ex-SEAL da Marinha dos EUA;
• Sobreviveu a 3 semanas infernais;
• Veterano militar com mais de 20 anos de serviço;
• Realizou 4030 pull-ups em 24 horas (antigo recorde mundial);
• Participou em mais de 60 ultramaratonas (vencendo várias);
• Mais de 100 milhões de visualizações no YouTube;
• Vendeu milhões de livros.
Com esta lista de conquistas, é fácil ver por que David Goggins é considerado o homem mais duro do mundo. Agora, vamos dar uma olhada em algumas das lições que podemos aprender com ele.
-
Verifica as tuas desculpas.
Escreve todas as tuas desculpas, traumas, e todas as coisas que tens medo ou receio de fazer. Este ato de escrita pode dar-te um poder incrível.
-
Olha para o espelho da responsabilidade.
Escreve as tuas inseguranças, sonhos e objetivos num post-it e cola-os no espelho. Esta é uma forma de te lembrares das tuas metas e de te manteres focado.
-
Sai da tua zona de conforto.
A exposição consistente ao desconforto irá fortalecer a tua mente. Escreve uma lista de coisas que não gostas de fazer ou que te deixam desconfortável, e tenta fazer uma delas.
-
Derrota os teus oponentes.
Escolhe um adversário (real ou imaginário) e usa a tua excelência para provar que eles estão errados. Usa a negatividade deles como combustível para trabalhares mais arduamente.
-
Visualiza as tuas metas.
Imagina-te a superar um objetivo que pensas ser impossível. Visualiza os desafios que poderão surgir no caminho e pensa numa forma de os ultrapassares.
-
Comemora as tuas vitórias.
Anota todas as tuas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, para que possas lembrar-te delas quando enfrentares momentos de dor ou de desejares desistir.
-
Aumenta o teu limite.
Quando sentires que já deste o teu máximo, dá um pouco mais. Aumenta o teu limite e prepara-te para fazê-lo de novo.
-
Cria um horário.
Durante três semanas, anota tudo o que fazes durante o dia. Depois, cria um horário que te permita focar numa tarefa de cada vez, e evita tempo livre sem fim.
-
Sê diferente entre os diferentes.
Se queres alcançar a grandeza, tens de ser incomum entre os incomuns. Cerca-te de pessoas que estão no topo do seu jogo e questiona-te: como vais destacar-te? Coloca obstáculos no teu caminho e enfrenta-os – é assim que te tornas ainda mais forte.
-
Aprende com o fracasso.
Aprende com os teus falhanços e escreve relatórios de ação – sê brutalmente honesto contigo mesmo.
-
Encontra a paz interior e deixa de lado a negatividade.
Encontra paz quando te sentes exausto e deixa ir a negatividade. A dor pode ser um caminho para o sucesso e para a beleza do silêncio.
Imagina o que poderias alcançar – o que dizes a ti mesmo importa muito. Neutraliza a voz que te diz que não és capaz perguntando: “E se eu pudesse?”
+ Vê também: A filosofia de vida e trabalho de Rui Nabeiro