Se andarem a 80 quilómetros/hora na estrada 37 que fica no nordeste da Hungria, os condutores poderão ouvir uma música típica do país. Isto tudo graças ao atrito dos pneus e das guias sonoras da estrada.
O limite de velocidade, muitas das vezes, não é cumprido por parte dos condutores e isso dá origem a multas e em alguns casos, mais graves, a acidentes.
A Hungria, além da fiscalização, decidiu usar a música para fazer com que os condutores não excedam os 80km/h na autoestrada.
Hungary’s musical road will sing to drivers going the right speed pic.twitter.com/20seHpgSYf
— Historic Vids (@historyinmemes) February 2, 2023
Inaugurada em novembro de 2022, está localizada no nordeste do país, indo da cidade de Felsőzsolca à de Sátoraljaújhely, que fica na fronteira com a Eslováquia, segundo o “Hungary Today“.
O alcatrão está recheado de guias sonoras que tocam uma música típica da Hungria, “Érik a szőlő” [“As uvas estão a amadurecer”, em português], algo que também acarreta o seu próprio simbolismo, já que a estrada passa por uma das zonas vinícolas do país.
Para poderem ouvir esta melodia, que é produzida pelo atrito provocado entre os pneus dos carros e as guias sonoras, os condutores têm de andar a uma velocidade específica: 80 quilómetros/hora (40 quilómetros a menos que o limite máximo em Portugal, que é de 120 quilómetros/hora). E sim, se conduzir um pouco mais devagar (ou mais depressa), a melodia fazer-se-á ouvir na mesma, mas vai parecer distorcida.
+ Vê também: Casal fica milionário em menos de 3 minutos no Shark Tank