in

Burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” já rendeu cerca de 1 milhão de euros

A burla “Olá pai, olá mãe” já rendeu mais de um milhão de euros aos criminosos. Há cada vez mais vítimas, muitas lesadas em milhares de euros.

A burla no Whatsapp que ficou conhecida como «olá mãe/olá pai» continua a fazer vítimas nas últimas semanas, como dá conta a CNN Portugal, numa reportagem que conta com o relato de várias vítimas que caíram ou estiveram perto de cair na «armadilha».

A fórmula é quase igual em todos e houve sempre pedidos de transferência de dinheiro. Valores elevados. Especialistas dizem que qualquer pessoa pode ser enganada. O mais importante é estar alerta e nunca pagar sem confirmar.

Além dos pais, também há pessoas mais velhas a receber «Olá avô/avó» e outras a receber «Olá mana». As autoridades têm recebido um número crescente de denúncias. Quando a burla surgiu os valores eram mais contidos, todavia, agora chegam aos milhares de euros.

Burla no WhatsApp: O que fazer se te acontecer isto?

Obviamente que não deves fazer nada! No entanto, é importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que outras pessoas sejam alertadas para esta fraude.

Se receberes alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser o seu filho(a), CONFIRMA sempre antes de enviar (através de uma chamada, ou uma mensagem com pergunta/resposta combinada previamente com o teu filho(a)… etc).

Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer cada vez com mais frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.

Burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” continua bastante ativa em Portugal

A TVI/CNN Portugal falou com vítimas e com um especialista de cibersegurança sobre a fórmula que estes burlões usam para encontrar as vítimas e não só.

As primeiras notícias sobre esta burla surgiram em outubro do ano passado e desde então não voltou a ser notícia. Mas a burla não acabou e voltou agora em força, com contornos ligeiramente diferentes. As vítimas não são apenas pais com filhos em idade de liceu, há também vítimas com filhos adultos, completamente independentes, e que quase caiem na armadilha.

+ Vê também: Também recebeste chamadas da Alemanha? Cuidado! É Burla!

Desenha pilas nos buracos da estrada para que os tapem mais rápido

Netflix acaba com a partilha de contas em Portugal