Uma mulher japonesa, de 65 anos, foi burlada no Tinder por um falso astronauta russo que dizia não ter dinheiro para regressar à Terra.
De acordo com a televisão japonesa “Asahi”, citada pelo jornal “Daily Mail”, a vítima transferiu cerca de 30 mil euros para este homem que dizia estar na Estação Espacial Internacional.
O dinheiro em causa, de acordo com o burlão, serviria para pagar o foguetão de regresso, bem como taxas referentes à aterragem.
Pouco tempo depois de começarem a dialogar, o burlão garantia à japonesa que estava apaixonado e que queria casar com ela e, como tal, queria mudar-se para o Japão de forma a que pudessem iniciar uma vida em conjunto.
As conversas entre ambos desenvolveram-se na aplicação Instagram, em junho deste ano, e o perfil do burlão era essencialmente marcado por várias fotografias do espaço. O homem dizia à vitima que se encontrava no ‘International Space Station’.
O caso só foi denunciado quando este falso astronauta continuou a pedir dinheiro por supostas despesas extra no espaço.
Casos de romance scam (scam romântico) começaram a ganhar um maior destaque depois do lançamento do documentário “The Tinder Swindler” (O burlão do Tinder) na Netflix. O documentário em causa fala sobre um vigarista, Simon Leviev, que enganou várias mulheres e extorquiu-lhes milhares de libras.