Publicidade

Também recebeste chamadas da Alemanha? Cuidado! É Burla!

PortugalNotícias21 de Outubro, 20224 Views

Se receberes um toque de um número internacional desconhecido, não atendas nem devolvas a chamada. É burla! Podem ser chamadas da França, Alemanha, Luxemburgo ou Itália

Se tens recebido toques de números internacionais que não conhece (números começados por “00” ou “+” e o indicativo do país) não atenda, nem devolvas a chamada.

Trata-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.

Para evitares sair prejudicado deste tipo de situações, deves entrar em contacto com a sua operadora e pedir mais informações sobre determinado número. Contudo, pode ser difícil para a operadora conseguir informações específicas, uma vez que quem pratica este género de esquemas utiliza técnicas avançadas tecnologicamente para alterar os seus contactos.

Vê também: Burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” já rendeu cerca de 1 milhão de euros

A ANACOM voltou a tomar conhecimento de possíveis tentativas de fraude através de chamadas

Os países de origem e os números utilizados para a prática deste crime vão variando e, por essa razão, bloquear os números não resolve totalmente o problema. O seu operador também não pode impedi-lo de receber chamadas internacionais de um determinado país, pois não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta.

PJ alerta para burla com chamadas internacionais (vídeo)

A Polícia Judiciária está a alertar para um novo tipo de burla feita através de chamada telefónica. Os burlões dizem ser inspetores e alegam que as contas bancárias das vítimas estão a ser utilizadas num esquema fraudulento.

Atenção às chamadas que começam por “00” ou “+” e o indicativo do país

A Tunísia (com o indicativo +216 ou 00216) é apontada como o país de origem do maior número de chamadas. No entanto, existem também queixas relativas a chamadas com origem noutros países como a Argélia, Marrocos, Congo e Tanzânia.

O número de reclamações tem aumentado nas últimas semanas e os operadores já estão a alertar os seus clientes.

A ANACOM recomenda a todos os utilizadores que não devolvam as chamadas que recebam de números internacionais que não conhecem.

No caso de atenderes uma chamada nacional ou internacional e suspeitar que se trata de uma chamada de vishing, desliga a chamada sem interagir com o interlocutor. Nunca forneças dados pessoais.

Sidebar Search
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...