Na cidade de Utrecht, na Holanda, nasceu em 2019 o maior parque de estacionamento de bicicletas do mundo. Tem três andares, fica junto à estação de comboios da cidade e tem capacidade para 12650 bicicletas.
A construção do espaço veio dar resposta às necessidades de um país onde há oficialmente mais bicicletas que habitantes.
A cidade gastou 30 milhões de euros para construir a maior garagem para bicicletas do mundo. Foram precisos cinco anos para concluir o projeto.
A transformação de Utrecht num paraíso para os ciclistas agradou os habitantes locais, incluindo as pessoas portadoras de deficiência, que agora têm a vida mais facilitada.
Apesar de Utrecht ser uma cidade pioneira no domínio das duas rodas está em minoria e a agora questão é como exportar este modelo sustentável para cidades e aldeias em toda a Europa, especialmente para a Europa rural.
Para a autarca da cidade, a solução passa por dar o exemplo e por mostrar “que é possível, que esta solução torna os cidadãos não só mais saudáveis, mas também mais felizes.”
“Há menos engarrafamentos. No entanto, apesar de termos alguns engarrafamentos com bicicletas, tentamos dar mais espaço para as duas rodas e este é um processo que demora anos. Obviamente, isto não se faz do dia para a noite”, acrescentou Sharon Dijksma.
Dijksma quer continuar a tornar Utrecht mais “verde” e a investir nas pessoas, em vez dos carros.