O piloto polaco Lukasz Czepiela aterra o seu avião no Burj Al Arab, no Dubai, um dos maiores arranha-céus do mundo.
Imagina a emoção de aterrar um avião no heliporto do icónico hotel de sete estrelas Burj Al Arab Jumeirah, no Dubai. Pois bem, foi exatamente isso que o piloto Luke Czepiela fez, e eu estou simplesmente maravilhado com essa proeza!
Preparação e muita prática
Para conseguir aterrar no heliporto do Burj Al Arab, com apenas 27 metros de diâmetro, Luke completou mais de 650 aterragens de prática antes de tentar no topo do hotel de 56 andares. E acredita, ele precisou de apenas 20,76 metros para parar!
Modificações e desafios
Para tornar essa façanha possível, Luke e uma equipe de engenheiros da CubCrafters, juntamente com o renomado engenheiro de aviação americano e construtor de aeronaves Mike Patey, fizeram várias modificações no avião. Reduziram o peso total para apenas 425 quilogramas, mudaram o tanque de combustível principal para a parte traseira do avião para permitir uma travagem mais agressiva e adicionaram nitroso para aumentar a potência para o desafio secundário de Czepiela: descolar do heliporto.
Um feito histórico e emocionante
Luke Czepiela provou que, com coragem e determinação, é possível desafiar os limites e alcançar façanhas incríveis. Esta aterragem no Burj Al Arab foi, sem dúvida, um momento histórico e emocionante que mostra o quanto a aviação e a coragem humana podem nos surpreender.
Eu confesso que fiquei de olhos colados ao ecrã durante todo o vídeo, impressionado com a habilidade e audácia de Luke Czepiela. Quem sabe um dia não nos encontramos lá em cima, a desfrutar das alturas de Dubai!