Publicidade

Atenção! Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo (26)

Atenção! Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

PortugalNotícias22 de Março, 202343 Views

Na madrugada deste domingo, os relógios voltam a adiantar uma hora, marcando o início do regime de verão em Portugal. Os dias passarão a ser mais longos e haverá mais horas de sol para aproveitar juntamente com o bom tempo.

Ajuste de tempo em Portugal continental ocorre em sincronia com o tempo universal coordenado (UTC) no intervalo entre a 1h UTC do último domingo de outubro e a 1h UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno). No próximo domingo, o horário sofrerá alterações…

Não te esqueças: Alterações na madrugada de domingo (26)

Mudança de horário – 26 de março de 2022

Na madrugada do próximo domingo, o horário será ajustado tanto em Portugal Continental como na Madeira. Em Portugal continental e na Madeira, avançamos o relógio em 60 minutos às 1:00 da manhã, que passará a ser 2:00 da manhã.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança ocorrerá à meia-noite de domingo, dia 26 de março, avançando para a 1:00 da manhã do mesmo dia.

A prática de ajustar o horário existe há mais de um século. A sua origem remonta à Primeira Guerra Mundial, com o propósito de economizar energia. Portugal já tentou eliminar a mudança de horário, mantendo a hora de inverno no início do século e a de verão entre 1967 e 1975, mas acabou por voltar ao regime anterior.

O atual sistema de mudança de horário é regido pela legislação comunitária de 2000, que estabelece o ajuste dos relógios em uma hora no último domingo de março e outubro, respectivamente.

Entre 2022 e 2026, os inícios e términos do horário de verão ocorrerão, respectivamente, nas seguintes datas, às 1 da manhã, no tempo universal:

2022: domingo, 27 de março e domingo, 30 de outubro,
2023: domingo, 26 de março e domingo, 29 de outubro,
2024: domingo, 31 de março e domingo, 27 de outubro,
2025: domingo, 30 de março e domingo, 26 de outubro,
2026: domingo, 29 de março e domingo, 25 de outubro.

Sidebar Search
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...