in

Receba! Luva de Pedreiro, a história do fenómeno que nasceu na pobreza (Vídeo)

Começou a trabalhar no campo, no interior da Bahia, aos sete anos. Agora tem 18 milhões de seguidores nas redes e é imitado por jogadores do Liverpool, do Bayern e até do filho do Cristiano Ronaldo

Mesmo quem não acompanha o mundo do futebol nas redes sociais, provavelmente já se deparou com o “Luva de Pedreiro”. Chama-se Iran, tem vinte anos e é um verdadeiro fenómeno da internet. Natural da pequena aldeia de Tábua, no interior rural da Bahia, Iran Ferreira começou a trabalhar aos sete anos na roça, cultivando a terra e tratando de animais, pelo que nunca teve tempo para estudar.

Luva e Neymar Jr

Adepto do Vasco, Iran é fã de Cristiano Ronaldo e adotou o “Siiiii” do português ao comemorar seus golos. Aliás, até hoje não consegue acreditar que assistiu ao filho mais velho de CR7 fazer um vídeo imitando seu remate e festejos.

Ver craques de todo o mundo a gritar “receba” é algo que o Luva de Pedreiro demorou a entender.

A ficha caiu de repente. Foi quando eu vi os estrangeiros imitando as comemorações, falando “receba”. Uns ingleses falando português sem saber. É a tropa do pedreiro invadindo o mundo! – comemora Iran.

A mãe é dona de casa, o pai trabalha também no campo e a família de três pessoas habituou-se a viver na pobreza, na aldeia de 180 habitantes a cinco horas de carro de distância de Salvador.

O trabalho na roça rendia-lhe qualquer coisa como cinco euros por semana, havia mais o salário do pai e um apoio social do governo brasileiro a famílias carenciadas. Foi por isso com esforço que Iran Ferreira comprou um telemóvel em segunda mão que lhe havia de mudar a história.

Inspirado pelos jogadores que via a jogar na televisão com luvas, para combater o frio do futebol europeu, Iran Ferreira quis também tapar as mãos nos vídeos.

Sem dinheiro para comprar luvas de desporto, comprou umas luvas de trolha, numa casa de construção civil, com buracos e que ele próprio coseu em casa. Ainda são as luvas que utiliza hoje.

Luva de pedreiro conhece Ronalinho

A primeira vez que o luva comeu Pizza

No seu vídeo mais popular, Iran faz um golaço no campo de terra – cenário frequente dos seus vídeos – usando um par de luvas de pedreiro e uma camisa do PSG com o nome de Neymar. A habilidade e o carisma do craque encantou até mesmo seu ídolo, Neymar, que partilhou o lance nas redes sociais usando o “Receba!”, usado por Iran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.