Circula um vídeo pelas redes sociais que está a deixar os amantes de futebol de boca aberta. Já nem escondem, está mesmo à vista de todos!
É sabido que os sorteios de futebol estão muitas vezes envoltos em polémica, mas este é capaz de ir longe demais. Acontece que um adepto reparou no momento em que se ‘escolhem’ bolas a dedo, de forma propositada. No vídeo, brilhantemente narrado pelo homem, é possível ver as bolas serem mexidas, menos a do Cruzeiro Esporte Clube, que ficou bem no meio e ‘calhou’ de ser a escolhida. Segundo o relato do comentador, a ‘sorte’ do Cruzeiro foi sempre antecipada pela organização da Copa do Brasil 2024, competição em causa.
Já tínhamos visto muita coisa ser falada no que diz respeito a estes sorteios, que de aleatórios parecem ter muito pouco, já que tudo parece premeditado. Mas assim também parece ser um bocadinho excessivo, não?
Aqui pela Europa, apesar de não dar tanto nas vistas, também parece que nem tudo é feito da forma mais correta. Lembras-te do Joseph Blatter, o ex-presidente da Fifa que ‘gozou’ com o nosso Ronaldo, chamando-o de robô? Pois bem, veio a público há uns anos afirmar que o uso de bolas quentes e bolas frias em sorteios de futebol é uma realidade. Ainda disse que nunca aconteceu durante o seu mandato, mas essa informação deve ser a única que aqui ninguém acredita.
Se tens curiosidade em saber como acontece, ele explica: “as bolas são colocadas no frigorífico antes do sorteio. Na hora de as escolher é fácil perceber as que estão quentes e as que estão frias”, disse o Suíço, que afirmou ter este conhecimento por sorteios na Europa, mas nunca da Fifa.
Portanto, sem segredos, com mais ou menos estrondo, parece que estamos perante um esquema bem montado e claramente definido para facilitar certos clubes (ou até seleções). Claro que isto interessa a muita gente, nomeadamente aos clubes grandes e às empresas e entidades organizadoras de grandes eventos desportivos, como a Champions League, por exemplo. Ainda assim, confiamos mais nas competições da INATEL, jogadas ao Domingo de manhã com 100% de verdade desportiva (e com umas sandes mistas e uns sumos no fim).
Vê também: Nilton liga para a FIFA e quer falar com Joseph Blatter