O futebol, como todos os outros desportos, devia ser uma coisa bonita, pontuado pelas boas práticas, pelo desportivismo e pelo associativismo inclusivo. Acontece que algumas pessoas parecem ter uma incessante vontade de fazer merda. Desculpem o termo, mas é mesmo a palavra certa para descrever o que se anda a passar no futebol.
Lisboa. A capital portuguesa foi palco, na noite do dia 6 (ontem), de confrontos entre adeptos da Atalanta e do Rangers. Tudo aconteceu por volta das 23h, na zona dos Restauradores, quando aparentemente os adeptos italianos tentaram invadir o hotel onde os escoceses estão hospedados.
Italianos e Escoceses?
Mas, perguntam os mais distraídos, ou os menos interessados pelo futebol: como é possível italianos e escoceses andarem à pancada em plena Lisboa a uma quarta feira à noite? A resposta está na Liga Europa. É que os homens da Atalanta defrontaram ontem o Sporting Clube de Portugal (partida que terminou 1-1) e os Rangers vão hoje a jogo frente ao Sport Lisboa e Benfica, pela mesma competição.
Vê também: Discute com funcionária do Pingo Doce e acaba detido após pancadaria com PSP
Segundo a PSP, os confrontos começaram às 23h, mas com a chegada das forças policiais os adeptos dispersaram. A polícia estava de sobreaviso relativamente a estes adeptos, que evadiram os principais pontos turísticos de Lisboa, tendo permanecido em bares e cafés até à hora do seu fecho, por volta das 2 da manhã.
O que consta é que os adeptos italianos tentaram entrar no hotel onde os escoceses estão hospedados, arremessando objectos e começando uma batalha campal. A chegada da policia já encontrou tudo apaziguado.
Apesar de tudo, não deixa de ser mais um triste episódio promovido por pequenos grupos que se apresentam descaracterizados e desprovidos de qualquer ligação aos seus clubes. Estes grupos denominam-se casuals (casuais).
Segundo relatos dos Union Bears, casuals do Rangers, cerca de 70/80 elementos saíram do bar e foram a andar até ao hotel, quando foram surpreendidos por adeptos da Atalanta. Fora do hotel estavam 10 a 15 escoceses mas rapidamente desceram mais dos quartos onde estavam hospedados e começou uma batalha com troca de mimos. Já com muitos mais ‘Rangers’ na rua, os da Atalanta foram escorraçados, com alguns a terem ficado para trás, já tombados. “Respeito à Atalanta pelo ataque. Os Rangers venceram”, pode ler-se na descrição de um vídeo publicado no X.
07/03/2024 Lisbon Atalanta attacked the hotel Rangers lads were staying in last night.
Info Rangers (Union Bears): we left pub with 70/80 and went without police to our hotel. Atalanta show up and attack 10/15 outside hotel, more rangers come down from rooms and after… pic.twitter.com/GqCS8UpsKC
— (@thecasualultra) March 7, 2024
O que são Casuals?
Vários clubes, inclusive aqui em Portugal, têm grupos casuals que os apoiam. Esta subcultura pertence à cultura futebolística e é tipificada pelo hooliganismo, enquanto os seus apoiantes usam roupas caras de marca. A vertente nasceu no Reino Unido na década de 80, quando vários Hoolingans começaram a vestir marcas de grife, como Lacoste, Ellesse ou Fred Perry, para evitar serem reconhecidos pela polícia e para intimidar os rivais. O facto de não usarem quaisquer adereços dos seus clubes permitia-lhes infiltrar nos rivais, inclusive nos pubs onde estes permaneciam.
Hoje em dia o hooliganismo perdeu força, também pela conotação nazi de extrema direita, mas os grupos de Casuals são cada vez mais comuns e podem ser vistos um pouco por toda a parte. E pelo episódio relatado em cima é fácil de perceber: nem precisam de jogar uns contra os outros para gostarem de ‘festa’. É sempre a bater.