in

Foto ou vídeo? Imagem com ilusão de óptica intriga toda a gente

Parada ou em movimento? Uma imagem com uma ilusão de óptica publicada no Twitter está a intrigar toda a gente.

Na figura, a coluna central composta por formas geométricas amarelas em um fundo roxo parece mover-se de um lado para o outro. O post original, feito pela professora de Neurociência cognitiva da Universidade de Milão, Alice Proverbio, já conta com mais de 17 mil gostos e 7,7 mil retweets.

A imagem foi desenhada por Beau Deeby e pretende testar o colapso do nosso sistema de perceção. O desenho, apesar de estático, transmite a ideia de movimento.
Por vezes, o cérebro engana e dá-nos perspetivas diferentes do que observamos: aquilo a que chamamos ilusões ópticas. No Twitter, a especialista afirmou que existem duas áreas do cérebro responsáveis por este efeito: uma designada V5, que se dedica ao processamento do movimento, e outra designada V4, que processa a cor e a forma. Ora, quando os neurónios V4, que processam a cor e a forma, estão muito saturados, são ativados os neurónios V5, que processam o movimento.

Quando partilhou esta imagem, Alice Proverbio pretendia testar os cérebros dos utilizadores e as perspetivas diferentes daquilo que se consegue percepcionar. A professora explicou que, por vezes, o cérebro é enganado para dar perspetivas diferentes daquilo que observa. É por isso que, neste caso, muitos pensam que a imagem se está a mover.

Não é um gif nem vídeo é apenas um truque com as formas geométricas que confunde o nosso cérebro, parecendo que está em movimento.
E tu vês a mexer ou não?

O que acontece quando se tenta fazer bebidas com gás em casa pela primeira vez

Sistema de lavagem automática que não utiliza rolos para deixar os carros limpos