Este caso aconteceu há alguns dias no Brasil, em Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, onde 25 clientes de uma casa de lotarias foram feitos reféns por ladrões e usados como escudos humanos na fuga, num cenário digno de um filme de Hollywood.
Os ladrões invadiram a agência da lotaria com armas de fogo, um maçarico e gasolina, com a qual ameaçavam incendiar os apavorados funcionários e clientes. Já com os sacos cheios de dinheiro, obrigaram os reféns a fazerem de escudo humano e abandonaram o local, já cercado pela polícia.
Depois de mais de duas horas de negociação, as forças de segurança, que já tinham detido um cúmplice no exterior e cercado todas as ruas em redor, surpreenderam os bandidos ao virar uma esquina e atingiram um deles que estava mais exposto. Assustados, os reféns atiraram-se para o chão, deixando os bandidos expostos. Foi nesse momento que os polícias rapidamente atiraram sobre os bandidos. Na troca de tiros com a polícia, todos os assaltantes morreram. Nenhum refém ficou ferido.