O mais recente chatbot da OpenAI domina vários temas, fala várias línguas, compõe música, programa e até fabrica notícias falsas, levantando questões sobre o futuro da inteligência artificial
Baseado no modelo GPT-3.5 (Generative Pre-trained Transformer versão 3.5), o ChatGPT funciona como um bot de conversação ao qual é possível fazer perguntas e obter respostas em poucos segundos. Depois de criar uma conta, o interface é simples: há uma caixa para fazer perguntas e a resposta surge como se houvesse alguém a escrevê-la em tempo real do outro lado. É possível ter conversas em português de Portugal porque o protótipo é multilingue e adapta-se ao utilizador. Ou seja: se alguém começar uma conversa em inglês e depois mudar para português, o ChatGPT ajusta-se e começa a responder em português.
O The Times descreveu-o como o “primeiro chatbot verdadeiramente útil do mundo” e muitos afirmam que pode revolucionar a maneira como as pessoas usam os motores de pesquisa, não apenas fornecendo links para os utilizadores lerem, mas resolvendo problemas elaborados e respondendo a perguntas complexas.
Apesar das suas impressionantes capacidades, o ChatGPT não é humano. Na verdade, é um modelo linguístico de grande dimensão treinado pelo OpenAI, utilizando um conjunto de dados de mais de 8 milhões de páginas web. É verdade, toda a inteligência e inteligência do ChatGPT provém do poder da aprendizagem automática.
Como utilizar o ChatGPT – Tutorial para iniciantes
O ChatGPT apresenta uma série de excitantes oportunidades para automatizar tarefas e tornar as nossas vidas mais fáceis. Isto pode poupar tempo e esforço a estudantes, escritores e outros profissionais que precisam de produzir conteúdos escritos com regularidade.
Além disso, a capacidade do ChatGPT de aceder a quase toda a informação do mundo significa que pode ajudar os utilizadores a encontrar respostas a perguntas complexas e a fornecer conhecimentos sobre uma vasta gama de tópicos.
Isto pode torná-lo uma ferramenta incrivelmente útil para investigadores, analistas, e outros que precisam de recolher e analisar informação de forma rápida e precisa.
O ChatGPT tem também muitas aplicações potenciais interessantes no mundo dos negócios. Por exemplo, as empresas poderiam utilizar o ChatGPT para automatizar tarefas de serviço ao cliente, tais como responder a perguntas frequentes ou fornecer informações sobre produtos. Isto poderia não só poupar tempo e recursos para a empresa, mas também proporcionar uma experiência mais perfeita e personalizada para os clientes. Já lá vão os dias em que os ChatGPT não pareciam humanos.
A OpenAI foi fundada em 2015 pelo programador Sam Altman e contou também com a participação de Elon Musk, entre outros cofundadores. Até ao momento já conseguiu arrecadar cerca de mil milhões de dólares em investimento. O seu modelo de negócio baseia-se na venda de licenças de inteligência artificial a terceiros.
A concretização da ronda de investimento nos moldes que têm sido avançados pela imprensa internacional vai duplicar a avaliação da OpenAi e torná-la numa das startups norte-americanas com melhor valorização.
Outras referências:
– O que é o ChatGPT e porquê todo o rebuliço em volta dele?
– ChatGPT. O prodígio da Inteligência Artificial é “empolgante”, mas é preciso ter cuidado com “efeitos secundários”
– Conheça o ChatGPT, o modelo de linguagem mais espirituoso que existe