Será que ela está no Instagram do Tá Fixe? Se calhar não… é que o quadro é de 1860 😅
“The Expected One”, um quadro do pintor austríaco Ferdinand Georg Waldmüller, de 1860, tem gerado controvérsia nas redes sociais por parecer que a mulher retratada está com um telemóvel na mão e de cabeça para baixo. Será este um presságio do futuro? Ou apenas uma coincidência? E, afinal, o que é que a mulher tem na mão?
This 1860 painting "The Expected One," painted by Ferdinand Georg Waldmüller clearly depicts a time traveling woman holding her iPhone. It's amazing what kind of inspired vision artists can have. pic.twitter.com/6zCR525Vnc
— Darla Donna v2.2 (@DarlaDonna) November 17, 2020
As opiniões dividem-se, mas segundo Gerald Weinpolter, diretor-geral de uma agência de arte, a mulher não está com um telemóvel, mas sim com um livro de orações nas mãos. Trata-se de uma ilusão devido ao contexto atual em que os telemóveis são um acessório comum em nossas vidas.
No entanto, a internet não resistiu à oportunidade de fazer piadas sobre a suposta jovem viciada em tecnologia do século XIX. “A primeira selfie de sempre”, brincou um usuário do Twitter. “Tinha que haver alguém a usar o telemóvel no início da história”, disse outro. “Com essa postura, esta senhora seria uma influencer de sucesso hoje em dia”, comentou outro utilizador.
De qualquer forma, é interessante notar como a percepção de um objeto pode mudar ao longo do tempo. O livro de orações do século XIX agora parece um telemóvel, enquanto os telemóveis de hoje podem parecer ferramentas futuristas em retratos antigos.
+ Vê também: Gastou 40 mil dólares a comprar o primeiro iPhone ainda embalado