O que são os radares térmicos, a nova arma para controlar o trânsito?
A inovação no controlo do trânsito rodoviário
Vários países, incluindo Espanha, França e Reino Unido, estão a testar uma nova abordagem para conter o excesso de velocidade e melhorar o controlo do trânsito nas estradas, através da implementação de radares térmicos.
Radares térmicos: a nova geração de monitorização
Os radares térmicos são uma nova geração de dispositivos de monitorização do trânsito, capazes de detetar infrações que até agora passavam despercebidas. Estes sistemas inovadores estão a ser testados em alguns países, com o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.
O funcionamento dos radares térmicos
Graças à sua tecnologia de assinatura térmica, os radares térmicos fornecem informações em tempo real sobre o número de ocupantes nos veículos, mesmo que estes possuam vidros fumados. Este sistema permite também conhecer a posição dos ocupantes dentro do automóvel e outras informações relacionadas com a temperatura que possam ser pertinentes.
Diferenciação entre adultos, crianças e animais de companhia
Os radares térmicos serão capazes de distinguir a assinatura térmica de um adulto, uma criança e até de um animal de estimação. Esta funcionalidade permitirá uma melhor compreensão das condições de tráfego e contribuirá para a segurança rodoviária.
Objetivos dos radares térmicos
Um dos principais objetivos da implementação dos radares térmicos é sancionar os condutores que utilizam indevidamente as faixas específicas para transportes públicos, as quais são também destinadas a veículos com dois ou mais ocupantes. Esta medida pretende melhorar a fluidez do trânsito e garantir um maior cumprimento das regras de circulação.
Não existe qualquer previsão sobre a data de chegada de um sistema semelhante às estradas portuguesas.
+ Vê também: Helicóptero da polícia apanha Porsche a circular a 285 km/h