Condutor apanhado a 285 km/h numa autoestrada em Espanha [vídeo captado por helicóptero da polícia]
De Espanha chega-nos um vídeo da “Guardia Civil” em que um Porsche foi apanhado a circular a 285 km/h. A constatação do delito só foi possível com recurso a um helicóptero Pegasus, a nova e temível “arma” utilizada pela polícia de trânsito espanhola na caça aos condutores em excessos de velocidade.
A infração deu-se na autoestrada AP6, que liga a Galiza a Madrid, na zona de Segóvia, e o condutor acabou detido uns quilómetros mais à frente após o registo das imagens.
Esta é uma das infrações mais graves já registadas nas estradas espanholas. O momento foi captado por um helicóptero da polícia espanhola.
À semelhança de Portugal, o limite de velocidade nas estradas espanholas é de 120 km/hora, ou seja, o homem seguia a 165 quilómetros acima do permitido.
O condutor, de nacionalidade irlandesa, foi detido no mesmo dia numa localidade perto de Madrid e enfrenta agora uma pena de prisão, uma multa ou até trabalho comunitário. No mínimo, este homem irá ficar sem carta de condução durante um ano.
Em 2021 morreram 1.004 pessoas nas autoestradas espanholas, sendo a velocidade a principal causa de mortalidade.