in

Segurança “aborrecido” pinta olhos em quadro avaliado em 880 mil euros

A obra de Anna Leporskaya mostrava três figuras sem rosto, que rapidamente passaram a ter um par de olhos improvisados.

Era o seu primeiro dia no posto. Numa das salas do Centro Presidencial Boris Yeltsin, na cidade russa de Ecaterimburgo, estava afixada “Three Figures”, obra de Anna Leporskaya pintada na década de 30 e avaliada em quase 1 milhão de euros.

Aparentemente “aborrecido”, o segurança fixou-se nas três figuras humanas sem rosto e, de caneta na mão, resolveu fazer uns ajustes — e acrescentou um par de olhos em duas das caras. O ato de vandalismo foi detetado a 7 de dezembro por dois visitantes que repararam nos rabiscos que não faziam parte do original.

Entretanto, o quadro foi retirado e prontamente devolvido à sua casa original em Moscovo, para ser restaurado. Felizmente, os danos não aparentam ser irremediáveis.

“A tinta penetrou ligeiramente na camada de tinta, já que o titânio branco usado para pintar as faces não estava coberto com verniz, como seria habitual nas pinturas abstratas daquela época”, explica o “Art Newspaper”. O segurança não terá feito muita pressão na caneta, o que evitou danos maiores.

O restauro também não deverá ficar muito caro, cerca de três mil euros. Inicialmente, as autoridades decidiram não apresentar queixa, mas por pressão do governo, foi aberta uma investigação que poderá conduzir a uma pena de prisão até três anos e uma avultada multa.

O segurança que trabalhava para uma empresa privada foi, claro, demitido. “Os motivos que o levaram a fazer isto são desconhecidos, mas a administração [do centro] acredita que terá sido motivado por um lapso mental.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.