in ,

Submarino Desaparece durante Expedição ao Titanic

Este Domingo, um submarino desapareceu no Atlântico, perto da América do Norte, durante uma expedição aos destroços do Titanic. O bicho-de-sete-cabeças é da empresa OceanGate Expeditions, que leva a malta a dar umas voltinhas lá bem no fundo do mar.

Há cinco pessoas desaparecidas, e já há uma grande operação de busca e resgate em andamento.

Toda a Ajuda é Pouca

“Estamos a mobilizar tudo e mais alguma coisa para trazer a malta a salvo”, disse a empresa num comunicado. “Estamos todos focados nos cinco que estão lá embaixo e nas famílias deles.” A Guarda Costeira dos Estados Unidos já confirmou que estão mesmo cinco pessoas no submarino e que as buscas estão a todo o vapor.

As Coisas Não Correram Bem

O submarino perdeu contacto com o navio Polar Prince, que transporta este tipo de veículos para o local onde o Titanic afundou, quando estava a uns 1600 quilómetros do Massachusetts. Tinha mergulhado há quase duas horas e estava a mais de 3000 metros abaixo da superfície. E agora, o site da empresa está inacessível.

O Tempo Está a Contar

Segundo a Guarda Costeira, o submarino tem entre 70 e 96 horas de oxigénio – ou seja, até sexta-feira à noite, no melhor dos cenários.

Os Turistas do Titanic

Os submarinos têm sido usados para visitas turísticas ao Titanic, com cada expedição a custar uns bons milhares de euros. O submarino desaparecido levava o comandante e mais quatro pessoas, que o Almirante John Mauger descreveu como “especialistas em missões”.

Os Desaparecidos

Entre os desaparecidos estão Hamish Harding, um empresário da aviação e Paul Henry Nargeolet, um pioneiro nas expedições aos destroços do Titanic. Também está a bordo Stockton Rush, o fundador da OceanGate Expeditions.

O Titanic e o Turismo

Os destroços do Titanic estão a 3800 metros de profundidade e a 600 quilómetros da costa da Terra Nova, no Canadá. A OceanGate Expeditions tem feito várias expedições ao Titanic, com tripulações que incluem turistas, historiadores e cientistas.

O Estado do Titanic

Com o passar dos anos, o Titanic tem sido corroído pelas correntes oceânicas e pelas bactérias. Os submarinos da OceanGate têm câmaras de alta definição e sonares para ver como está o estado do navio e documentar a vida marinha ao redor.

Esta notícia surge no mesmo momento em que a empresa Virgin Galactic anunciou o início de voos comerciais para turistas de luxo, para o espaço ou para as profundezas do oceano.

Submarino turístico desaparece durante excursão ao Titanic

“Pombo mutante” com patas gigantes está a perturbar as pessoas

Andrew Tate acusado de violação e tráfico humano

Andrew Tate acusado de violação e tráfico humano