Somos admiradores confessos da tecnologia e ficamos admirados a cada dia ao ver mais um gadget ou ideia sair do papel para passar a ser realidade no nosso quotidiano. Dito isto, é também inevitável falar da força tecnológica chinesa e das suas inúmeras criações.
A que te trazemos hoje não é propriamente uma novidade, já que carros elétricos já existem há uns anos e aparentemente chegaram ao nosso mercado para ficar. A marca a que nos referimos, contudo, é que é ‘nova’ nestas andanças. Falamos da Xiaomi, empresa de tecnologia chinesa que ficou bem conhecida no nosso mercado pelos seus smartphones a preço convidativo.
O novo modelo de negócio
Além de bonito esteticamente, o super sedan da Xiaomi promete alguns números que vão abalar o mercado automóvel: bateria com autonomia para 1200km, velocidade máxima de 265km/h, demorando 2,78 segundos dos 0 aos 100. O lançamento do Xiaomi SU7 está previsto para o próximo mês – ainda sem preço conhecido – e deverá ser opcional em termos de motor, aparentemente com três opções possíveis. O mais potente, V8, terá uma potência de 425kW e um binário máximo de 635 N-m. Segundo a marca, este menino vai ser o mais potente do setor, estabelecendo um recorde mundial.
Vê também: Xiaomi apresenta os óculos Wireless AR Smart Glass
Nadar com os tubarões
Em comunicado, a empresa refere que pretende dinamizar o setor automóvel que acredita ser ‘carente’ de algumas tecnologias, afirmando também que pretende tornar-se “um dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial”. É um grande passo na estrutura empresarial da marca, que quer fechar um ecossistema inteligente ‘Human x Car x Home’.
Lei Jun, CEO da Xiaomi Corporation, falou também sobre as principais tecnologias da Xiaomi EV (Electric Vehicle), sendo elas o “E-Motor, Bateria, Die-Casting, Pilot Autonomous Driving e Smart Cabin”.
Este não é um caso único, já que a fabricante de automóveis BYD – também chinesa – é já líder de mercado dos carros elétricos, tendo ultrapassado a norte-americana Tesla.
As baterias parecem ser o futuro da mobilidade automóvel, embora o cheiro a gasolina faça pulsar ainda muitos corações.