Os vídeos de adolescentes a fumar cotonetes multiplicaram-se nas redes sociais, nomeadamente no TikTok. A tendência perigosa já chegou às escolas portuguesas e pneumologista alerta para perigos para a saúde.
O TikTok tem sido fonte de novas tendências e desafios que muitos jovens querem experimentar: o mais recente caso é o dos ‘cigarros de cotonetes’.
A nova moda já chegou a algumas escolas portuguesas onde, para além deste tipo de ‘cigarros improvisados’, há também alunos a fazer outras experiências, como papel enrolado com ervas dentro, refere a revista Sábado.
No Tik Tok, um youtuber brasileiro filmou-se a passar o cotonete pelo ouvido, a acendê-lo e a dar um bafo. Tossiu e disse: “Quase morri. Enquanto uns fumam crack, eu fumo cotonete”.
As raparigas são as que mais experimentam a nova tendência: cortam uma das pontas de algodão do cotonete, acendem a outra e inalam pelo tubo de plástico.
@liss_barbosa #dueto com @brunacostau.u ♬ lucifer – jial war
@_.gomexz gente e MEME ta ksksksksks #fy #fyp #tiktokbrasil #humor ♬ som original – gabrecesar
@fxsimoes fumando cotonete mas okay #FysMenosMarketing #lucifer #pov #vaiprofycaramba #4fy #fyp ♬ lucifer – jial war
Inalar algodão queimado tem efeitos prejudiciais ao aparelho respiratório.
“Está cientificamente comprovado que a parte carbonizada, inalada, provoca alterações nas células, que protegem os pulmões. Podem contribuir para o aparecimento de cancro”, disse em entrevista à Sábado o pneumologista pediátrico Manuel Magalhães.