A Qiqqiya Investment Company (QIC) revelou nos últimos dias mais detalhes sobre a nova pista na cidade, que deverá receber o Grand Prix da Arábia Saudia em 2027. E, permitam-me que vos diga, é um espetáculo a vários níveis.
O evento de Formula 1 no país é atualmente realizado no Circuito de Jeddah Corniche e vai acontecer neste próximo fim de semana. No seu lugar, no entanto, irá surgir o Speed Park em Qiddiya, num projecto megalómano que faz parte da iniciativa ‘Saudi Vision 2030’. Algumas características do traçado foram agora reveladas. Prontos para dar gás?
Vê também: F1: Imagens impressionantes do acidente de Zhou Guanyu
A beleza nos detalhes
Quem fizer uma volta completa no novo circuito vai ter de fazer 21 curvas, que têm entre si uma diferença de elevação de 108 metros. Isto é já doido. A primeira curva até tem nome, chama-se ‘Blade’, tem 70 metros de inclinação e é agraciada por luzes LED.
A pista, projectada por Hermann Tilke e pelo piloto reformado Alex Wurz, é idealizada com diferentes características de rua e de circuito fechado, fazendo dela um caso – quase – único.
O director do QIC, Abdullah Aldawood disse que “os visitantes e espectadores vão poder experienciar uma das mais únicas provas de automobilismo do mundo com uma pista pioneira que vai estar capacitada a receber os maiores eventos desportivos do planeta”.
Começar do zero
A cidade de Qiddiya é um dos muitos mega projectos em construção na Arábia Saudita e está localizada mesmo à saída da capital do reino, Riyadh.
Esta nova infraestrutura vai ser composta por uma arquitetura contemporânea, envolta em outras diversões, como um parque aquático e outro temático. A elevação dos terrenos vai também permitir aos espectadores ver as provas de um prisma nunca antes conseguido. “A altura permite que as zonas de público se situem em locais muito próximos da pista, oferecendo uma ação e uma imersão espetaculares”.
Tal como aconteceu (com muita popularidade) em Miami ou em Las Vegas, esta nova pista combina a desporto motorizado com outras atrações de entretenimento, que se prevê um grande sucesso no ano de 2027.
The proposed new circuit at Qiddiya City looks set to be one of the most impressive facilities for motorsports worldwide. With high-speed thrills, incredible elevation, immersive attractions and experiences that’ll excite the fans like never before #QiddiyaCity #PlayLife… pic.twitter.com/OeVtQel9Hw
— Fernando Alonso (@alo_oficial) March 6, 2024
As reações vistas de dentro
Fernando Alonso, piloto da Aston Martin, veio ontem a público partilhar as primeiras fotos do projecto do QIC e também deixou o recado: “O novo circuito proposto parece ser um dos mais impressionantes a nível global. Com locais de velocidades elevadas, elevações incríveis, atrações imersivas e experiências que vão deixar os fans de Formula 1 mais excitados do que nunca”.