in

José Alberto Carvalho abriu Jornal das 8 com pedido de desculpas ao Norte

José Alberto Carvalho abriu hoje o Jornal das 8 a pedir desculpa pela frase proferida pela TVI numa notícia sobre a Covid-19 no Norte.

Vê aqui a resposta da RTP ao comentário da TVI

“Boa noite. Começo por um momento triste, mas absolutamente necessário do ponto de vista profissional. É um pedido de desculpas por causa de uma frase exibida ontem no Jornal das 8. A frase percorreu toda a Internet em poucas horas e suscitou uma enorme onda de protestos.

A frase foi esta ‘Norte de Portugal mais castigado. População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares’.

É obviamente uma frase errada e infeliz e nunca devia ter sido escrita nem exibida, nem aqui nem em jornal nenhum.

Foi um erro. Peço desculpa em nome da redação da TVI, é errada e infeliz. Peço desculpa não por obrigação ou porque fica bem ou porque o próprio director de informação (Sérgio Figueiredo) já o fez ao longo do dia, peço por convicção.

Nasci na Beira, que não é no Norte nem no Sul, e que portanto nos debates regionais que às vezes acontecem no país até parece que ninguém se importa. Eu importo-me, como as pessoas do Norte se importam quando falam da sua região num tom errado e injusto. As pessoas dos Açores, da Madeira ou do Minho ou de Trás dos Montes importam-se quando falam da sua terra com pouco respeito.

Quando falam de Portugal sem respeito nós importamo-nos todos e é isso que nunca pode estar em causa porque nunca esteve. A reação de quem viu a frase fotografada num post das redes sociais, essa reação só pode ser de indignação. É totalmente legitimo, se isso não tivesse acontecido é que seria dramático para o Norte e para o país», disse passando para o início do noticiário”, comentou José Alberto Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *