Enquanto milhares de pessoas enfrentam as chamas na Austrália, dois jovens de 18 e 19 anos tomaram a iniciativa de salvar coalas na Ilha Kangaroo, que se encontravam isolados devido à devastação provocada pelos incêndios.
Os primos partilharam um vídeo no Reddit onde exibem alguns dos aproximadamente 20 coalas que afirmam ter socorrido. Entre estes animais, encontraram alguns solitários e outros em grupo familiar – o vídeo mostra um jovem coala agarrado à sua mãe.
Os rapazes não recolheram todos os coalas que encontraram pelo caminho, deixando aqueles que pareciam estar bem. Até que possam ser devolvidos à natureza e sobreviver autonomamente, os animais ficarão sob os cuidados dos dois jovens.
Apesar de terem salvado alguns coalas, os jovens relataram que mais da metade dos animais que encontraram estavam mortos e que um quinto dos coalas resgatados acabou por falecer.
Os animais que não apresentavam queimaduras e estavam ativos e responsivos não foram socorridos, para dar prioridade aos que mais necessitavam de ajuda.
Estima-se que metade da Ilha Kangaroo tenha sido consumida pelas chamas e que cerca de 20 mil dos 50 mil coalas tenham perdido a vida.
+ Vê também: Trailer: Documentário de Leonardo DiCaprio sobre o incêndio em Pedrógão Grande