Há de várias cores e a consistência varia, umas mais doces que outras. A gelatina é uma sobremesa bastante apreciada em Portugal, com a vantagem de não engordar, e nos dias mais quentes o toque suave e fresco ainda ajuda a disfarçar o calor.
Então e as gomas? Ui, nem se fala.
Mas sabem como é que gelatina e por sua vez as gomas são feitas? Têm origem animal e com grande destaque para a pele e ossos de porcos.
Um programa da rede de televisão pública da Bélgica, o programa Over Eten, dedicado aos alimentos e ao conhecimento que existe sobre os mesmos, decidiu explicar como é produzida a gelatina, mas de forma inversa.
+ VÊ TAMBÉM: Como se fazem as salsichas
O vídeo começa pela altura em que alguém está a comer gomas.
Ainda no final dos anos 90, as entidades reguladoras da alimentação quer dos Estados Unidos da América quer da Europa chegaram a avaliar os riscos de transmissão de doenças de origem animal, por via de consumo de gelatina, mas não foram encontrados motivos para travar a comercialização.
Para além das gomas, a gelatina pode ser encontrada em muitos outros doces, mas também em iogurtes, sopas pré-feitas ou queijos.