Futebol, lá vamos nós outra vez. Se formos chatos com os posts sobre futebol, avisem! É que por aqui gostamos de desporto de uma maneira geral e de futebol em particular. E não, não vamos parar…
Hoje falamos de um tifo que ficou famoso nos últimos tempos. Trata-se de um trabalho do ‘Commando Ultra ’84’, claque ultra afeta ao Olímpico de Marselha, clube francês.
Mas, antes de mais: O que é um tifo?
A palavra tem origem italiana e remete aos “tifosi”, ou grupo organizado de adeptos. Basicamente um tifo é uma imagem visual de uma bandeira, tarja ou animação coreografada. Geralmente aparecem nos estádios junto das claques, já que este é um trabalho criado pelos adeptos associados a estas. Estas obras de arte aparecem por norma em jogos grandes, como derbies ou jogos de maior importância.
Voltando a Marselha
Jogo em casa. Liga Europa, dia 30 de Novembro de 2023. Em pleno Estádio Vélodrome, cheio com máxima capacidade (67 mil), os CU84 lançam uma autêntica obra prima. Um Bob Marley gigantesco, animado com fumo a sair de um charro de marijuana, materializado com o apoio de uma bomba de fumo. Que patrões. A festa continuou até tarde nesse dia, já que os franceses levaram a melhor (4-3) sobre o Ajax e acabaram em segundo no grupo, seguindo em frente na competição.
Vê também: Bebé anima uma claque de 500 pessoas
Tifo aprovado
O trabalho dos ultras ecoou nas redes sociais e até o mítico Snoop Dogg se pronunciou. Havendo verdinha ele aparece. O rapper americano, conhecido entre outras músicas pela famosa “Smoke weed everyday”, partilhou o vídeo na sua conta de Instagram com a legenda: “wow”, sem esquecer a música “Three Little Birds”, de Bob Marley, no fundo. Dogg é um conhecido apreciador do Marselha, tendo feito já várias aparições com a camisola do clube.