Antigamente, para se ver um bom filme ao sábado à noite, era preciso ires a uma loja da Blockbuster e alugar aquele que a tua namorada quisesse. Foi assim durante quase 30 anos. Em Portugal haviam quase 20 lojas e tinham muito sucesso. No entanto, com a democratização da internet, a chegada do Netflix e a pirataria, acabaram com o negócio do aluguer físico de filmes.
Das mais de 9000 lojas que existiam em todo o mundo, só uma sobreviveu: Localizada nos EUA, no estado de Oregon, a Blockbuster da cidade de Bend sobrevive e muito graças ao apoio dos residentes mais teimosos e nostálgicos.
Agora, a gerente da loja, anunciou que a AirBnb, aceitou colocá-la no portal de arrendamentos turísticos, o que só poderá trazer maior fama ao último grande herói das cassetes e DVD. A iniciativa ocorre pouco depois da estreia nos EUA de um filme dedicado à loja, The Last Blockbuster.
Sandi Harding, que tem esse cargo único no mundo de gerente de loja Blockbuster desde 2004, decidiu disponibilizar três noites para reservas na loja, que, com o apoio da AirBnb, se tornará uma suíte cinematográfica ambientada nos anos de 1990.
No dia 17 de Agosto, os residentes no condado onde se localiza a loja, Deschutes, poderão entrar no portal e tentar conseguir uma reserva (para 18, 19 ou 20 de Setembro). A reserva custará praticamente o mesmo que a reserva de um filme, 4 dólares (€3,39), a que se acrescentarão taxas.
A cereja no topo do bolo é que os hóspedes terão direito a verem os filmes que quiserem: há sofá e futon, “com uma manta à anos 1990”, em frente a um grande ecrã de televisão.
No anúncio do alojamento, a AirBnb sugere ainda que Sandy e a sua equipa não se importam nada de receber chamadas de todo o mundo a pedir sugestões de filmes a ver (+1 541 385-9111) e promove-se o site da última Blockbuster, onde se vende merchandising relacionado com a marca, certamente muito disputado pelos mais nostálgicos do VHS.