Um cão, que tinha sido levado por russos para a guerra na Ucrânia, foi abandonado na região de Mykolaiv e acolhido pelo exército ucraniano. O animal ajuda os soldados ucranianos na frente de combate.
Max, um pastor-belga-malinois de 3 anos, foi tratado e treinado pelo exército ucraniano e, agora, ajuda o exército a encontrar minas escondidas no país.
Dmitry, um dos membros da Guarda Nacional da Ucrânia, disse ao DailyStar que “a partir de agora, Max está a servir o país correto, a defender a Ucrânia. Não conseguimos perceber porque é que os russos deixaram para trás um animal tão adorável”.
Um soldado das forças especiais britânicas afirmou ao jornal inglês que “os animais de raça pastor-belga malinois são corajosos, altamente inteligentes e atléticos”.
Max não é o único cão que está a proteger os ucranianos. Jack Russell Patron é um herói nacional, tendo recentemente recebido uma medalha pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
National Guard of #Ukraine has a new fighter with the call sign MAX. This is a Belgian shepherd dog that was adopted by #Ukrainian soldiers in the #Mykolaiv region.
Previously its owners were #Russian soldiers – the #Putin's invaders abandoned it when they were retreating. pic.twitter.com/PkKjyqrYWu— Vigilant News (@VigilantinfoN) April 23, 2022