Quem viveu o início do mundo dos videojogos acompanhou o crescimento do Grand Theft Auto, commumente designado de GTA. A história deste jogo começou em 1997, com o primeiro lançamento feito para a PlayStation 1. O mais recente lançamento foi o GTA 5, mas o 6 já está na calha e está carregado de novidades.
A popularidade do jogo fez com que ele acompanhasse o evoluir dos tempos e não falamos apenas da questão tecnológica, de gráficos e etc. Uma das grandes novidades, é que aparentemente o novo GTA terá uma esquadra de polícia onde as mulheres vão poder denunciar casos de assédio ou outras violências que sofram dentro dos servidores. A parte mais interessante é que estes casos vão ser julgados no mundo real, pela justiça real.
A primeira e-esquadra é exclusiva para mulheres e foi criada pela ‘Wonder Women Tech’, ou ‘WWT’, que tem o objetivo de incentivar a inclusão das mulheres no mundo da tecnologia.
As mulheres vão conseguir fazer uma denuncia, com o apoio das provas gravadas no jogo, e com elas apresentar queixa dentro do próprio jogo. Estamos perante a primeira grande interação entre o mundo virtual e o mundo ‘real’, com o objectivo de tornar a comunidade menos tóxica com o público feminino. Até onde se sabe, esta nova plataforma estará disponível nos servidores da América do Norte e em em alguns países da América do Sul, como o Brasil, que foi escolhido neste caso piloto. Por aqui, não temos informações suficientes para dizer com toda a certeza que teremos este ‘add on’, mas é expectável que também chegue a Portugal, eventualmente.
“Este é um ponto de virada, um momento em que dizemos ‘chega’ e nos unimos para proteger a alegria, a criatividade e a comunidade que os jogos trazem para as nossas vidas. A nossa mensagem é clara: observamos e estamos a mudar o jogo para as mulheres em todos os lugares”, disse Lisa, da WWT.
O GTA 6 é muito esperado pela comunidade gamer e os desenvolvedores do jogo estão a trabalhar a todo gás. A Rockstar pediu inclusive aos seus funcionários para fazerem trabalho presencial, por forma a terminar o trabalho o mais rapidamente possível.