Quem foi criança nos anos 90 viveu, provavelmente, a infância na rua. As tecnologias que vieram nos anos seguintes fizeram as crianças ficar mais por casa, agarradas aos telemóveis, tablet’s e computadores.
Mas essa geração que ainda teve a sorte de andar soltinha pela rua viveu histórias que ainda hoje é capaz de contar. Horas infindáveis a correr, andar de bicicleta ou a saltar à corda. Isto com uma tropa de mais uns amigos à mistura.
Os sábados eram mais ou menos assim: acordar cedo, tomar o pequeno almoço, começar a maratonar os desenhos animados e depois encontrar os amiguinhos para brincar até ao cair da noite. Quem não sente saudades do sofá a ver Power Rangers, Navegantes da Lua, Tartarugas Ninja, Moto Ratos de Marte ou Dragon Ball não viveu esta época como deve ser.
Depois vinham as brincadeiras na rua. Como já foi referido, quase todos íamos de bicicleta para um ponto estratégico onde era habitual haver encontro. Sim, porque só havia telefones fixos e não ligávamos a ninguém, já todos sabiam onde ir.
Com o grupo, era escolher qual era o jogo da vez. Apanhada, futebol humano, cabra-cega, saltar à corda (aquela gigante, onde saltávamos 4 ou 5 ao mesmo tempo), o ‘mata’, os berlindes, os carrinhos, enfim, um sem fim de possibilidades.
Hoje não vemos as crianças na rua, muito menos sozinhas. De facto, o mundo tornou-se num lugar estranho nesse sentido. E é por isso que quando surgem vídeos como o que te vamos mostrar, voltamos 30 anos e recordamos todos os bons momentos que vivemos.
Infância antes da internet: a tua também teve destes momentos? pic.twitter.com/0Lpx8s2fdp
— tafixe (@tafixe) March 13, 2024
Era a vida antes da internet. À geração Alpha que possa ler este texto, a vida era assim! Acreditas? Para os mais novos isto pode parecer “uma seca”, mas a adrenalina que estes jogos nos faziam sentir é inexplicável.
Claro que esta geração que viveu a infância na rua tem de ser maluca das ideias. Nós tínhamos de inventar tudo, não havia facilitismos. Uma coisa é certa: precisávamos de muito pouco.
Who has played this game?
Where do people play this and what’s the name of this game? pic.twitter.com/HOsjMrThQh— Aisha Abbasi (@aisha_FCB) March 12, 2024
Era um jogo mais criativo que outro. Claro que a situação social em Portugal nesses anos não se pode comparar ao de hoje, mas não faltava alegria, apesar de às vezes faltarem outras coisas.
Children without internet ☺️ pic.twitter.com/K9eRtLWZ9f
— शून्य (@Shunyaa00) March 12, 2024
Enfim, esta publicação foi dedicada aos meninos e meninas que têm hoje entre 30 e 40 anos. Se sobreviveram, parabéns, aposto que há desse lado várias histórias para contar. Seus malucos!